Sicoob Cooplivre realiza Assembleias e demonstra com o cooperativismo é forte mesmo em tempos de pandemia

Enquanto grandes instituições financeiras fecham agências o Sicoob Cooplivre amplia sua atuação, e seus números crescem de forma expressiva

José Maria Maschietto, presidente do Conselho de Administração do Sicoob CoopLivre

No dia 01 de abril, o Sicoob Cooplivre realizou as Assembleias Gerais Extraordinária (AGE) e ordinária (AGO), por meio do app Sicoob MOOB e com transmissão ao vivo no Youtube.
Pelo segundo ano consecutivo o evento foi transmitido de forma virtual por conta da pandemia do Covid-19.
O presidente do Conselho de Administração José Maria Maschietto, compôs a mesa ao lado de Arlindo Batagin Jr. Vice-presidente e Rafael Kerche de Oliveira, Diretor Operacional, que secretariou os trabalhos das Assembleias.
A AGE contou com 3 itens para votação: a reforma do Estatuto Social, Regulamento Eleitoral e atualização das Política de Governança. Os cooperados puderam avaliar as mudanças propostas e votar pelo aplicativo Sicoob Moob, onde todos os itens foram aprovados por unanimidade.
Rafael Kerche apresentou a prestação de contas do exercício de 2020 durante a AGO, ressaltando a evolução do total de ativos, que obteve um crescimento de mais de 40% em relação a 2019, já o patrimônio líquido cresceu 10% e a Cooperativa chegou ao final de 2020 com mais de 5 milhões em sobras. Foram distribuídos em 31 de dezembro de 2020 cerca de 385 mil reais como juros ao capital aos cooperados, com a remuneração de 100% da taxa Selic, o maior índice já aplicado pela cooperativa.
As destinações aos fundos estatutários Reserva Legal e Fates (Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social), foram de cerca de 2 milhões e trezentos mil reais.
Participaram da prestação de contas o Sr. Rui de Assis Vasconcelos, Diretor da Confederação Nacional de Auditoria Cooperativa (Cnac), e o Coordenador do Conselheiro Fiscal do Sicoob Cooplivre Marcelo Aparecido Maschietto, que apresentaram seus pareceres favoráveis a aprovação das contas do exercício de 2020 da cooperativa, que foram aprovadas por todos os cooperados por votação digital.
Em sua fala, o vice-presidente Arlindo Batagin Jr. demostrou em números o Balanço Social, onde os cooperados do Sicoob Cooplivre tiveram uma economia de mais de 8 milhões de reais em realizarem suas operações em uma Cooperativa de Crédito, se considerarmos a taxa média praticada pela cooperativa e o volume transacionado no Sicoob Cooplivre, em comparação as instituições financeiras tradicionais.
“Além da cooperativa retornar à remuneração para as contas capitais dos cooperados, eles tiveram toda essa economia, apenas por estarem dentro do Sicoob Cooplivre” disse o vice-presidente.
Em seguida Rafael Kerche apresentou a proposta do Conselho de Administração do Sicoob Cooplivre, onde levou para a assembleia o valor em sobras de mais de 2 milhões de reais, que foram incorporadas ao Fundo de Reserva após votação pelos cooperados.
A eleição dos membros do Conselho Fiscal também foi realizada durante a AGO. Foi inscrita e homologada pela comissão eleitoral apenas chapa, eleita pelos cooperados, com mandato até a posse dos novos eleitos na AGO 2024.
O Conselho Fiscal será composto por: Domingos Antônio Quagliato Cancian, Patrícia Sgariboldi e José Alberto Paiffer Menk, conselheiros fiscais efetivos e membros suplentes, Marcelo Aparecido Maschietto, Sérgio Luis Mazzini e Antônio Fernando Quibáo.
Participaram ainda da assembleia o Diretor de Negócios, João Victor dos Santos, que trouxe o plano de atividades para o ano de 2021, que envolve a inauguração de mais duas agências nas cidades Valinhos e Itupeva, um novo espaço na cidade de Jumirim e o projeto de revitalização de algumas agências.
Rodrigo Matheus Silva de Moraes, Diretor Presidente Executivo da Central Sicoob SP, participou de forma virtual da assembleia e fez questão de valorizar o crescimento do Sicoob Cooplivre e a força da cooperativa diante da região onde atua.
José Maria Maschietto, encerrou as assembleias e ressaltou o orgulho em conduzir a Cooperativa, mesmo com tantas adversidades enfrentadas no ano de 2020 devido a Covid-19, onde a Cooperativa apoiou seus cooperados e se preocupou com a saúde e integridade de seus funcionários.
“Sempre trabalhando forma justa, transparente e valorizando as pessoas, conseguimos continuar trilhando esse caminho de sucesso que apresentamos nessa noite”, disse o presidente José Maria.

A transmissão das assembleias encontra-se disponível no canal do Youtube do Sicoob Cooplivre.