Prefeitura de Capivari iniciará “Operação Verão” em dezembro

A “Operação Verão” terá início, em Capivari, no mês de dezembro.
A iniciativa consiste na elaboração e execução do Plano de Ação Imediata (P.A.I.), que estabelece as diretrizes a serem seguidas no período em que as chuvas acometem o município.
A ação começa a vigorar em 1º de dezembro e estende-se até 31 de março de 2018, com possibilidade de prorrogação.
O intuito é prevenir e aliviar os impactos das adversidades climáticas em Capivari e, deste modo, reduzir os danos materiais e ambientais da população localizada em áreas de riscos.
O Plano define iniciativas que visam orientar a população capivariana sobre como agir em locais que podem ser atingidos pelas enchentes, no trânsito ou em imóveis.
“A Defesa Civil vai realizar rondas nos locais passíveis de enchentes ou alagamentos, garantindo que a população tenha acesso a todas as informações necessárias a respeito dos procedimentos que devem ser adotados”, explica o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença.
Outra ação que será empregada é o monitoramento constante do nível da régua do rio Capivari, instalada na ponte da Avenida Pio XII e, também, da régua eletrônica instalada na ponte do Santoro.
O acompanhamento de toda a rede telemétrica do rio em Campinas e Monte Mor será feito em tempo real, além das previsões climáticas e precipitações pluviométricas.
A Defesa Civil fará, ainda, a solicitação de abertura total das comportas da Barragem Leopoldina, de maneira antecipada, fiscalizando todo o processo.
Todas as Secretarias Municipais estarão de prontidão para oferecer serviços que se façam necessários em prol do atendimento à população.
SMS
Outra dica importante é a iniciativa da Defesa Civil Estadual de enviar alertas por meio de SMS, mensagem de texto no celular, avisando sobre riscos de desastres naturais ou chuvas fortes.
Para receber a notificação, os usuários deverão cadastrar o CEP pelo número 40199 e aguardar a confirmação.
Não há restrição para a quantidade de CEPs cadastrados, a única orientação é de que o morador envie uma mensagem por vez.
O serviço é totalmente gratuito.