PRAGAS URBANAS: como combate-las?

Pragas urbanas são os insetos e pequenos animais que se proliferam desordenadamente no ambiente das cidades e que oferecem risco à saúde humana. As mais conhecidas pragas urbanas são as baratas, moscas, pernilongos, formigas, escorpiões, morcegos, ratos, pombos, caramujos, entre outros. Também conhecidos por animais sinantrópicos, pois habitam locais próximos ao homem e se adaptam a viver junto deste.
São animais com alto índice de resistência e a adaptação sobre os mais diversos meios. As cidades, com suas características, proporcionam o habitat ideal essas espécies, pois oferece condições como umidade, alimentação e muitos ambientes baldios. Com isso, o seu extermínio é bastante dificultado. A maioria dessas espécies costuma se reproduzir durante o inverno e se prolifera durante o verão.
Estes animais podem causar diversas doenças e, uma delas, a mais falada delas ultimamente, é a dengue, transmitida através da picada de um mosquito, que também é responsável por diversas outras doenças, como febre amarela, chikugunya e diversas outras. Outra doença em destaque é a Leptospirose, transmitida através do contato humano com a urina do rato. Seus sintomas são semelhantes aos da gripe, e também pode matar. Portanto, nota-se que o controle das pragas não é tão somente uma questão de conforto e higiene, mas um caso de saúde pública.
É possível destacar, que a falta de saneamento e planejamento urbano, bem como a falta de educação da população são as principais causas do aparecimento destes vetores, considerados pragas urbanas. Muitas regiões sofrem com a falta de estrutura – a exemplo de bairros em periferias que apresentam muitos esgotos a céu aberto. Para combater as pragas, não basta simplesmente uma boa dedetização, mas sim uma correta política de democratização dos espaços na cidade.
O site de publicidade “Dedetização – o seu portal de busca” traz diversas dicas sobre as medidas preventivas e de controle de pragas, que podem ser verificadas através do link: http://www.dedetizacao-consulte.com.br/controle-de-pragas-medidas-preventivas-e-corretivas.asp.
É muito importante que todos os cidadãos façam seu papel nesse controle, como adotar alguns hábitos que são indispensáveis: proteger ralos e tubulações; tampar buracos no topo do edifício e telhados das garagens; não deixar água com açúcar para beija-flores; armazenar as frutas longe das janelas; orientar os moradores que possuem bichos de estimação a lavar o ambiente onde os animais dormem; tampar buracos nos rejuntes; acondicionar bem o lixo; evitar acúmulo de entulhos, principalmente restos de madeira; sempre que for fazer uma reforma, usar madeira tratada; evitar acúmulo de materiais de construção ou em desuso, entre outras medidas.