Nos Bastidores…

MUTIRÃO DA SAÚDE DE CAPIVARI FAZ MAIS DE 200 PESSOAS RECUPERAREM A VISÃO
Com toda a vista comprometida, mais de 200 pessoas participaram do Mutirão de Cirurgia de Catarata.
Segundo depoimento de dezenas de pessoas
“A recuperação foi bem rápida e todo o atendimento foi perfeito. Eles são uns verdadeiros anjos da guarda.
O Prefeito Rodrigo Proença recebeu centenas de telefonemas e mensagens de familiares agradeço muito ao projeto que está ajudando a população de Capivari, que não tem condições de pagar, a realizar uma cirurgia de catarata.

PROJETO HUMANITÁRIO
Mais de 200 pacientes que passaram por cirurgia no sábado e domingo, dias 27 e 28, na Santa Casa de Misericórdia.
O projeto foi realizado pela Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria da Saúde, com recursos próprios.
O procedimento é simples, dura em torno de dois minutos, e consiste na retirada da catarata e aplicação da lente.
Na saída, os pacientes receberam uma necessaire com óculos escuros, colírio e receita médica.
Todos retornaram à Santa Casa na segunda-feira, dia 29, para passar pelo pós-operatório. Eles ainda devem voltar no dia 6 de fevereiro para mais uma avaliação.

ISSO NÃO TEM PREÇO
Feliz da vida, uma senhora acompanhada de familiares elogiou a equipe médica que realizou a operação:
“Eu já tinha o diagnóstico há um bom tempo, o médico tinha me dito que a minha visão estava comprometida e precisava operar. Mas eu não tinha condições.
Este projeto veio no momento certo. Eu fui muito bem atendida e o melhor, eles devolveram a minha visão”.
Segundo essa senhora, podem algumas pessoas criticarem o prefeito, mas o que ele conseguiu para nós que não tínhamos dinheiro para pagar a cirurgia e podermos voltar a enxergar não tem preço.

FAMÍLIAS AGRADECEM O PREFEITO POR VOLTAR A ENXERGAR
Várias famílias procuraram pessoalmente o prefeito Rodrigo para agradecer o projeto.
Fazer uma pessoa voltar a enxergar não tem “obra” melhor.
Segundo as pessoas que foram agradecer o prefeito, falaram que a vida de mais de 200 pessoas vai mudar, vão poder voltar a enxergar.
Essa é uma “obra” humanitária e só uma pessoa que passa por isso sabe o valor que isso representa para uma pessoa e para a família.

VITÃO FALA SOBRE O MUTIRÃO
O vice-prefeito, Vitão, esteve presente para acompanhar o Mutirão e ressaltou a importância de projetos deste porte: “A nossa intenção é continuar realizando mutirões para atender o maior número de pessoas que estão em filas de espera para exames e cirurgias. Pude acompanhar neste final de semana a importância de projetos deste porte. Foi emocionante acompanhar pacientes que chegaram sem enxergar e já estão recuperando a sua visão”, disse

UNIVERSIDADE UNIVESP DE CAPIVARI
Engenharia de produção, pedagogia e tecnologia em gestão pública são os três novos cursos técnicos disponibilizados à população pela Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) que está instalando o seu polo no município.
O Processo Seletivo foi realizado no último domingo, dia 21 .
A vinda da universidade para a cidade foi possível graças a um convênio entre a Prefeitura de Capivari, o Governo do Estado de São Paulo, a SDECTI (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) e a Univesp.

LOCAL APROPRIADO
Para garantir a excelência dos cursos, coube à Prefeitura oferecer um local apropriado para dar suporte aos alunos.
Sendo assim, o prédio da Eicap Teresinha de Jesus Macluf está sendo adaptado para receber os alunos que terão à disposição: laboratório de informática com capacidade para 50 computadores, duas salas de aula, biblioteca, sanitários com acessibilidade, bem como um orientador cedido pela Secretaria Municipal da Educação.
O imóvel ainda receberá identificação seguindo padrão da universidade.

FALTA DE COMUNICAÇÃO
Foram realizados mais de dois mil exames de monografia em Capivari no ano passado, tudo gratuito, graças a um convenio da Prefeitura com o Governo do Estado, muitas vidas foram salvas, o amparo para que os exames fossem realizados, foi um dos maiores do interior paulista, isso é obra, quantas vidas foram salvas, pela luta incansável do prefeito junto ao Governo do Estado, e muita gente já nem lembra mais.
Os exames de cataratas foi outro exemplo de “obra” que faz muita gente voltar a enxergar, a Univesp é uma Universidade gratuita do governo do estado que começa a funcionar esse ano, inclusive com curso de Engenharia.
O Paula Souza um curso técnico que vai se mudar para um outro prédio e já está em Capivari a alguns anos.

CRÍTICAS
Um pensador ELBERT HUBBARD já dizia ” Para evitar criticas, não fale nada, não faça nada, não seja nada” então quando uma pessoa é criticada é porque ela está falando o que pensa, está fazendo algo e principalmente é alguma coisa.