Gestão ambiental: como trabalhar na área

O desenvolvimento sustentável é um dos temas mais discutidos por países e empresas em todo o mundo nos últimos anos.
O principal objetivo dos debates é descobrir formas de garantir as necessidades da sociedade atual sem prejudicar as gerações futuras.
O gestor ambiental é responsável por estudar a relação do homem com a natureza com o objetivo de possibilitar o uso adequado dos recursos naturais de modo a preservar o meio ambiente.
Além de analisar os impactos das atividades humanas no meio ambiente, o desenvolvimento de programas de educação e proteção ambiental é outra atividade que pode ser desempenhada por esse profissional.
O tecnólogo em Gestão Ambiental pode ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho.
Na graduação tecnológica, que dura dois anos, o aluno tem algumas matérias teóricas necessárias para conhecer sua área profissional, como Legislação e Políticas Ambientais.
Vale destacar que a matriz curricular do curso apresenta matérias com conteúdos das diferentes áreas nas quais o gestor ambiental pode trabalhar, como Saúde e Educação Ambiental, Gestão de Recursos Hídricos, Gestão de Resíduos e Consultoria Organizacional, por exemplo.
Dessa forma, o egresso do curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental está preparado para planejar, implementar e coordenar ações de Gestão Ambiental com foco na preservação do meio ambiente.
Entre as possibilidades de atuação disponíveis para o gestor ambiental, estão a recuperação de áreas degradadas, o planejamento do uso de recursos naturais, a assessoria a empresas e órgãos públicos e a educação ambiental.