Espaço Corporativo – O líder inspirado por propósito

O líder inspirado por propósito coloca o propósito em primeiro lugar. Para se tornar um líder assim, é necessário desejar uma vida e uma carreira significativa. Líderes inspirados por propósito não são motivados pelo monopólio de mercados nem pela ostentação de um escritório imponente: a vida não pode ser comprada, somente vivida.
A palavra motivo vem do latim motivum, que significa “causa em movimento”. Um motivo significativo funciona como verdadeiro motor que impulsiona a paixão do líder que tem propósito. A paixão é o melhor estímulo. Albert Einstein escreveu: “somente quem se dedica de corpo e alma a uma causa pode ser um verdadeiro mestre. A excelência, pois, exige a pessoa por inteiro”.
O símbolo dos líderes da velha guarda era uma vara graduada utilizada para medir quanto terreno havia sido ganho ou perdido por seus empregados ou sua companhia. O símbolo do líder de propósito é a bússola, cujo objetivo é mantê-lo na direção certa. Sem propósito, os líderes ficam à deriva. Com propósito, conseguem orientar-se ao seu destino.
Líderes de propósito acreditam que todas as pessoas são igualmente importantes, e essa igualdade é a chave da solidariedade da empresa, são aqueles que levam os significados a sério e sabem valorizar o trabalho, sem jamais torna-lo banal. Eles negociam esperanças e sonhos e sabem muito bem que precisam pensar grande se pretendem causar impacto global.
A maior parte das empresas hoje tem gestão demais e liderança de menos. Líderes de propósito não administram, cativam. Eles não executam tarefas, lideram cruzadas. Suas marcas não são simples etiquetas, mas bandeiras que devem evocar o mesmo patriotismo que temos pelos países que habitamos.
Propósito não é uma questão de múltipla escolha. É um compromisso diário e total que revela uma obrigação. É muito frequente encontrar marcas que consideram o propósito uma distração e não uma atração. Isso acontece quando os líderes não colocam, diariamente o propósito na linha de frente de suas empresas.
Os colaboradores querem saber o que seus líderes valorizam e como serão avaliados. Embora trabalhar com propósito já seja, por si só, compensador, ser reconhecido por isso ajuda a construir um comportamento adequado. Um líder com propósito é fiel a suas crenças, é transparente, autêntico, e é apaixonado pelo que faz.
E você, constrói a liderança de sua vida com propósito?