Em Capivari, cerca de 50% dos pacientes faltaram às consultas nos Postos de Saúde

A Secretaria da Saúde divulgou, nesta semana, um balanço com a média de atendimentos realizados durante todo o mês de janeiro, nas unidades de saúde do município.
De acordo com o levantamento, em algumas especialidades, como oftalmologia, as faltas dos pacientes nas consultas chegaram a 52,65%.
Quase 30% dos pacientes de angiologia não compareceram às consultas marcadas no mês passado.
As demais especialidades também registraram índices de faltas, como a cardiologia com 22,11%, gastroenterologia com 45,16%, ortopedia com 23,27% e neurologia com 29,82%.
Em janeiro, metade dos pacientes de nutricionista também não compareceram às consultas.
A média de pacientes que deixou de comparecer aos exames agendados também foi alta: mais de 31% nos ultrassons e 15% nos ecocardiogramas, por exemplo, registrou.
Para a secretária de Saúde, Vládia Guimarães, quando um paciente falta e não desmarca a consulta, prejudica todo o atendimento.
“O agendamento é feito contando que o paciente estará presente. Se ele não vem e não avisa, tira a vaga de outra pessoa que poderia ser consultada.
Algumas especialidades até conseguimos encaixar pacientes pra não perder a vaga, mas nem sempre isso acontece”, afirma Vládia Guimarães.
A secretária comenta que faltar a uma consulta pode acontecer, mas que o paciente precisa comunicar o Posto de Saúde para que outra pessoa possa ocupar o lugar.
A secretária Vládia afirma que se os pacientes não faltassem tanto ou avisassem com antecedência, o tempo de espera seria bem menor, pois as consultas seriam otimizadas.