Defesa Civil de Capivari solicita abertura das comportas da barragem Leopoldina

Com as fortes chuvas na região, o nível do Rio Capivari pode subir nos próximos dias; O município entra em Estado de Atenção e segue monitorando o nível do manancial

A pedido da Defesa Civil de Capivari, as comportas da Barragem Leopoldina em Rafard foram abertas nesta quinta-feira (19) pensando em evitar uma possível enchente no município, visto que fortes chuvas vem atingindo a região, fazendo o nível dos rios subir.
Através do Plano de Contingência Operacional de Enchentes e Inundações (P.C.O), a Defesa Civil realiza constante monitoramento da régua do nível do Rio Capivari instalada na ponte da avenida Pio XII, bem como da régua eletrônica instalada na Ponte do Santoro, além do acompanhamento em tempo real de toda a rede telemétrica do rio em Campinas e Monte Mor, dados esses fornecidos por diversos órgãos de monitoramento.

Devido a aferição realizada às 10:26h desta quinta, foi constatada a altura de 1,55m do nível do rio, sendo que em 2 m pode ocorrer o transbordamento.
Seguindo o Protocolo do Plano de Contingência Operacional de Enchentes e Inundações, a Defesa Civil decretou Estado de Atenção e segue monitorando o nível da manancial.
A Prefeitura de Capivari pede para que a população ribeirinha fique atenta e em casos de dúvidas ou necessidade de ajuda, entre em contato com a Defesa Civil pelos telefones 199 ou (19) 3492-3186 ou pela Guarda Civil Municipal através dos números 153 ou (19) 3491-1311.