Câmpus Capivari do IFSP terá um Centro de Pesquisa e Inovação em Efluentes e Resíduos Sólidos (Cepin).

Em agosto deste ano, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP lançou o Edital nº 329 de 2021, que teve por objetivo incentivar a nucleação de Centros de Pesquisa de excelência em 02 dos 37 campi do IFSP.
O Câmpus Capivari – representado pelos Professores Doutores Mateus Nordi Esperança, André Luis de Castro Peixoto e Gislaine Vieira Damiani – articulou uma proposta juntamente com o Câmpus Avaré do IFSP e o Instituto de Tecnologia de Alimentos de Campinas (ITAL) para a criação do Centro de Pesquisa e Inovação em Efluentes e Resíduos Sólidos, que foi contemplada, no dia 27 de outubro de 2021, com R$ 50 mil para a sua implementação.
O Centro de Pesquisa e Inovação em Efluentes e Resíduos Sólidos terá sede em Capivari e contará com três linhas de pesquisa, dez pesquisadores principais e seis membros pesquisadores.
Os pesquisadores integrantes da equipe envolvida apresentam produção científica relevante em periódicos nacionais e internacionais.
Para o Professor Doutor Mateus Nordi Esperança, Coordenador do Cepin, a conquista trata-se de um esforço coletivo de longo prazo a fim de estabelecer um espaço de excelência focado na pesquisa e inovação em efluentes e resíduos sólidos, temática fundamental para ações com foco no desenvolvimento sustentável, essenciais para a contemporaneidade.