34º DOMINGO DO TEMPO COMUM SOLENIDADE DE CRISTO, REI DO UNIVERSO

Celebramos a Solenidade de Jesus Cristo, Rei e Senhor do Universo. A palavra que nos é proposta neste último domingo do ano litúrgico convida-nos a tomar consciência da realeza de Jesus, e essa não pode ser entendida à maneira dos reis deste mundo, mas sim, uma realeza que se concretiza de acordo com a lógica de Deus.
A primeira leitura anuncia que Deus vai intervir no mundo, a fim de eliminar a crueldade, a ambição, a opressão e violência que marcam a história dos reinos humanos. Através de um “filho de homem”, Deus vai possibilitar que os homens sejam livres e vivam na paz e na tranquilidade.
A segunda leitura apresenta Jesus como o Senhor do tempo e da história, o principio e o fim de todas as coisas, o príncipe dos reis da terra, cheio de poder, de glória e majestade para instaurar um reino definitivo de vida e paz.
No evangelho as declarações de Jesus diante de Pilatus não deixam dúvidas que Ele é rei, e recebeu de Deus o poder, a honra e a realeza sobre todos os povos da terra.
Ao celebrarmos tal Solenidade, somos convidados, primeiramente, a descobrir e interiorizar essa realidade: que Jesus Cristo é o nosso rei, que Ele preside à história e que apesar das falhas dos homens, continua a caminhar conosco e a apontar-nos os caminhos da salvação e da vida.
A realeza de Jesus não tem nada a ver com a lógica de realeza a que o mundo está habituado. Jesus, o nosso rei, apresenta-se aos homens sem qualquer ambição de poder ou de riqueza. Diante dos homens, Ele apresenta-se só, indefeso, prisioneiro, armado apenas com a força do amor e da verdade. Não impõem nada, somente propõe aos homens que acolham em seu coração uma lógica de amor, serviço, obediência a Deus e aos seus projetos de vida e solidariedade com os pobres e marginalizados, de perdão e tolerância. É com estas armas que Ele vai combater o egoísmo, a injustiça, a exploração e tudo que gera sofrimento e morte. Uma lógica incompreensível diante aos critérios que o mundo enaltece.
Nós que aderimos a Jesus e decidimos por integrar a comunidade do Reino de Deus, temos de dar testemunho da lógica de Jesus, e temos a missão de lutar contra todas as formas de injustiça, exploração e de morte, mas não com a força do ódio e das armas, mas com a força do amor. O reconhecimento da realeza de Cristo nos convida a colaborar na construção de um mundo novo, do Reino de Deus.
Convida-nos a repensar certas atitudes, formas de organização e estruturas que criamos. Devemos nos interessar mais por dar um testemunho de amor e solidariedade, mais com o serviço simples e humilde aos irmãos, do que com títulos, honrarias e privilégios, devemos apostar mais na partilha e no dom da vida, do que na posse de bens materiais.
A verdadeira missão de Jesus é dar testemunho da verdade, e concretiza-se no amor, no serviço, no perdão, na partilha, no dom da vida.

Capivari, 20 de NOVEMBRO DE 2021.
Mariângela da Graça Nascimento Capóssoli Stênico