OUÇA AO VIVO
TELEFONES

Vereador Nelson Soares denuncia desrespeito a pacientes no transporte da saúde

sem-titulo-26O vereador Nelson de Sousa Soares (PR) cobrou providências ao Poder Executivo a fim de proibir que motoristas e quaisquer outros passageiros do setor de transportes de pacientes da Prefeitura Municipal de Capivari fumem durante o trajeto a outros municípios.
Em sua fala na Tribuna Livre da 3ª Sessão Ordinária, na segunda-feira, dia 18, Nelson Soares (PR) pediu que os pacientes sejam respeitados e que os motoristas não fumem durante o trabalho.
“Fiz indicação para que as pessoas que fumam, tanto motoristas como pacientes, não o façam dentro dos veículos, em respeito às pessoas em tratamento que têm que viajar e ainda suportar a fumaça de cigarro, prejudicando ainda mais a sua saúde”, disse.
O vereador espera se reunir com o diretor jurídico da Câmara Municipal para estudar a proibição legal.
“Já existem leis tanto estadual como federal que proíbem essas práticas, portanto eu vou me reunir com o jurídico para saber como podemos encontrar meios legais de proibi-las no município e ter mais fiscalização sobre isto, assim deixo registrada essa solicitação, à qual eu peço providências pela Secretaria de Saúde, do diretor de transporte e do senhor prefeito para que isso não aconteça mais”, afirmou.
Dados do Ministério da Saúde demonstram que há mais de 14 milhões de brasileiros que são fumantes passivos e que correm risco de apresentar algum tipo de tumor maligno, além de riscos de sofrer derrame cerebral, colite ulcerativa, alergia alimentar, asma e pneumonia.
Segundo estudo veiculado na revista científica Pediatrics, ambientes expostos à fumaça de cigarro estão impregnados por partículas cancerígenas, as quais podem permanecer no local por até dois meses.