OUÇA AO VIVO
TELEFONES

Vereador Mateus Scarso propõe campanha “Combatendo o Suicídio”

sem-titulo-98O vereador Mateus Scarso (MDB) propôs nesta semana e ressaltou em sua fala na Tribuna Livre da 26ª Sessão Ordinária, na segunda-feira, dia 02, a adesão de Capivari às ações positivas da campanha “Combatendo o Suicídio”, denominado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como “Setembro Amarelo”.
A campanha tem como objetivo permitir que o Poder Público Municipal promova ações para combater o suicídio, que em muitos casos, acontece em decorrência da depressão.
O vereador entrará com o projeto de lei na Câmara Municipal. Por meio da campanha, acredita que poderão ser desenvolvidas ações destinadas à população, com o objetivo de alertar e promover o debate sobre o suicídio e as suas principais causas, contribuir para a redução dos casos no município, estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas, envolvendo a população, órgãos públicos, instituições públicas e privadas, visando ampliar o debate sobre o tema.
Segundo a OMS, nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado indica que a prevenção é fundamental para reverter a situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.
“O Poder Público tem papel relevante para o tratamento dos transtornos que levam ao suicídio, identificando possíveis sintomas, acompanhando e oferecendo possibilidades de recuperação aos que necessitam, e eu espero que sejam propostas ações e que toda a sociedade participe, contribuindo com as pessoas que sofrem, principalmente, com a depressão”, comentou o vereador.