Solenidade da Ascensão do Senhor

Neste domingo, celebramos a solenidade da ascensão do Senhor, o dia em que Jesus subiu aos céus.
Mas, antes de subir aos céus, Jesus passou ensinando os seus discípulos durante quarenta dias, preparando-os para a missão que receberiam dele.
Na Leitura de Atos dos Apóstolos, Jesus exorta os seus discípulos dizendo “Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade.
Mas recebereis o Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra” (At 1, 7).
Podemos entender nesse trecho, que não devemos nos preocupar com a segunda vinda de Jesus, mas sim, dar testemunho e realizar o anúncio da boa nova que nos foi confiado através do nosso batismo.
Na leitura de Efésio, observamos a intercessão de Paulo a Deus Pai, o Dom do Espírito para que dê sabedoria ao seu povo, de maneira que possamos compreender a ação salvífica manifestada a partir da Ressureição de Jesus.
No Evangelho de Mateus, encontramos dois aspectos. No primeiro, Jesus deixa claramente uma missão aos seus discípulos “Ide e fazei discípulos meus todos os povos” (Mt 28, 19); e o segundo é a promessa que estará conosco até o fim do mundo “Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28, 20).
Irmãos e Irmãs, essa solenidade nos ensina que a missão terrena de Jesus tinha se encerrado, mas ele sobe aos céus deixando a cada um de nós uma missão: a do anúncio do Reino.
Os discípulos tiveram essa missão e nós temos que dar continuidade de maneira que o reino de Deus não se perca por falta de testemunho, além de acreditar na promessa de Jesus que ele está ao nosso lado a todos os momentos e dificuldades, ele não nos abandonou, ele caminha conosco e até hoje nos ensina com um amor inesgotável.
Peçamos a sabedoria como escreve Paulo na segunda leitura, para compreender a nossa missão e a ação do Espírito Santo sobre nossas vidas e que o nosso testemunho seja o maior anúncio da ressureição de Jesus.


Diego Fernando Giovanetti Kobal, 25 anos,
Seminarista da Diocese de Piracicaba, 2° Ano da Filosofia