Prefeitura de Monte Mor reúne-se com promotoria e apresenta detalhes finais para iniciar a operação Patrulha Maria da Penha

sem-titulo-56Com o objetivo de alinhar os últimos detalhes de protocolos que serão utilizados nos atendimentos de ocorrências pelos agentes do Programa Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal, o Secretário de Segurança Adelício Paranhos, acompanhado do comandante da GCM, Luciano Moitinho e a CGM Daniela, reuniram-se com a promotora de justiça de Monte Mor, Corine Mireille Vicent Nimtz. O encontro aconteceu na sexta-feira, dia 12, no Fórum da cidade.
A Secretaria de Segurança apresentou toda documentação e explicou a promotora como serão realizados as ações e atendimentos pela equipe especializada aos atendimentos de mulheres vítimas de violência doméstica. Além disso, a implantação de monitoramento foi apresentada.
Ações desde o acolhimento, ou atendimento por denúncias, ao patrulhamento e atendimento social serão realizados 24 horas por dia. Orientações e esclarecimento também poderão ser sanados na Sala Lilás que será inaugurada pelo prefeito Thiago Assis neste ano.
Atualmente a CGM atende os casos de agressões por denúncias e segue o protocolo estabelecido em Lei. O projeto permitirá que os casos recebam um acompanhamento especializado. O Projeto Patrulha Maria da Penha em Monte Mor foi criada em Março de 2017 e tem o principal objetivo de fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas na Lei.
Além disso, incentivar as vítimas a procurar auxílio, e também esclarecer junto aos projetos sociais e a comunidade como prevenir e /ou identificar a violência doméstica.
Segundo a promotora Corine Mireille Vicent Nimtz, a equipe da CGM está avançada nas capacitações e organograma. “O trabalho da união é fundamental para preservar a vida da vítima e trabalhar o social junto à família. Mostrar que há órgãos competentes que estão à disposição para auxiliá-la”, destacou Corine, que parabenizou a Administração Pública pela iniciativa.
De acordo com o secretário Adelício Paranhos, a equipe da Sala Lilás, está devidamente capacitada para atuar no combate à violência e principalmente na prevenção da mesma.
“É fundamental que as vítimas tenham o conhecimento dos nossos apoio e contém com nossa equipe que podem ser acionados pelo telefone (19) 3879-2823 e tenham a certeza de que todas as informações são sigilosas e confidências. Quando presenciar qualquer ato de violência doméstica, denuncie, você pode estar salvando uma vida”, afirmou Paranhos.