Prefeitura de Monte Mor inicia Campanha de Vacinação contra Gripe Influenza no dia 17

sem-titulo-67A Prefeitura de Monte Mor, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia a Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza no dia 17 de abril e segue até 26 de maio em todas as USFs (Unidades de Saúde da Família) do município e no CAIS (Centro de Atenção Integrada à Saúde) do bairro São Sebastião, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas.
O “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação acontece no dia 13 de maio (sábado), com horário especial de atendimento: das 8 às 17 horas.
O objetivo é garantir a imunização do maior número de pessoas.
A vacinação abrange os seguintes grupos de risco: idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (mulheres com filhos de até 45 dias), crianças de seis meses a cinco anos incompletos, pacientes com doenças crônicas e trabalhadores da área da saúde (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, cuidadores de pessoas acamadas, dentre outros), população prisional e funcionários do sistema prisional (SAP e outros), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e professores das escolas públicas e privadas (mediante comprovação da função).
“Para receber a dose, é necessário levar a carteira de vacinação. No caso dos doentes crônicos, é preciso levar uma carta do médico, atestando a necessidade da vacina” explicou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Monte Mor, Cristina Ramos.
De acordo com a enfermeira, neste ano, o público-alvo desta vacinação em Monte Mor totaliza 12 mil pessoas.
A meta da Prefeitura de Monte Mor, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com aquilo que é preconizado pelo Ministério da Saúde, é vacinar 90% desse público, o que corresponde a 10.800 pessoas.
A vacina contra a Influenza previne contra gripes causadas por vários tipos de vírus, inclusive o H1N1.
Como entre um ano e outro estes vírus sofrem mutação, é importante que a população dos grupos de risco se vacine anualmente.
A vacina é feita com vírus inativo e não há perigo de ficar doente após o recebimento da dose.