OUÇA AO VIVO
TELEFONES

Prefeito Rodrigo investe na formação continuada de professores e fala sobre as prioridades na educação

sem-titulo-20Tanto os professores que foram contratados por meio do último concurso público quanto os antigos estão tendo a oportunidade de participar de um curso de formação continuada gratuito oferecido pela Secretaria da Educação.
Este curso acontece desde o ano passado (2018) e tornou-se possível por meio de um decreto de autoria do prefeito Rodrigo Proença, datado do ano de 2017.
O decreto possibilita que o docente se afaste da sala de aula para estudar em curso de Mestrado ou Doutorado, desde que apresente um projeto onde possa devolver o benefício ao município por meio de serviços prestados na área.
Segundo o Prefeito Rodrigo Proença, a proposta foi apresentada pela equipe da educação, liderada pela secretária Marília Cardoso, que possui mais de 30 anos de experiência na área.
“Quando a equipe da Educação me apresentou a proposta, imediatamente autorizei. Aliás, acredito que os resultados atuais de nossa Educação, com excelentes índices no IDEB, são consequência da maravilhosa equipe que conseguimos montar em nossa Educação”, ressaltou o prefeito.
Foi a partir deste decreto proposto pela equipe da educação ao prefeito e dos estudos da professora Tatiana de Camargo Schiavon, que foi montado o curso Estratégias Didáticas na Alfabetização: (Re) Pensando possibilidades para ação pedagógica. A formação tem o objetivo de atender os professores da rede, discutindo práticas de alfabetização.
Para o prefeito Rodrigo, a ação complementa o projeto de excelência para a educação, pensado para seu governo.
“Por meio da educação é possível transformarmos o mundo. É por isso que ela é prioridade em nosso governo. Estamos investindo na infraestrutura, com a construção de modernas escolas que serão inauguradas no próximo ano.
Recentemente adquirimos uma série de materiais e brinquedos para as escolas de educação infantil, estamos investindo em um sistema apostilado de qualidade, contratamos novos e mais profissionais e agora precisamos investir em formação continuada para esses profissionais”, diz o prefeito.

SOBRE O CURSO
Segundo a formadora e mestranda da UFSCAR, Tatiana, esta formação ministrada aos docentes da rede, parte das necessidades do professor, abrindo possibilidades de discussão de desafios enfrentados na prática.
“Não é um curso que passa modelos prontos. A troca de experiência faz toda diferença”, afirma a formadora.
Além de mestranda em Educação pela UFSCAR, Tatiana é pedagoga, psicopedagoga, arte educadora e especialista em inclusão.
Possui experiência como professora de alfabetização desde 1998 na rede municipal de ensino de Capivari, já foi coordenadora de creche, coordenadora de escola, formadora do profa 2000, 2001 e 2002, e em 2006 autora do curso contando histórias.
É formadora do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização), na idade certa desde 2012 e já atuou como professora do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
“Sou muito grata a essa administração por oportunizar a valorização do professor. Se não fosse por esse decreto eu talvez não estivesse estudando e não estivesse entregando esses resultados à nossa rede de professores” disse.
O curso deste ano é dividido em dois módulos: Língua oral e escrita e alfabetização matemática, acontecendo quinzenalmente em 3 períodos: manhã, tarde e noite na sede da Secretaria da Educação.