Ocupação desordenada e o meio ambiente

A industrialização e o crescimento populacional das cidades, aliados a falta de planejamento urbano tem provocado ao longo das décadas, grande preocupação quanto ao uso e ocupação do solo em áreas naturalmente de riscos à habitação humana.
Geralmente, a prática da ocupação desordenada dos ambientes de preservação ambiental está aliada a retirada de mata ciliar, ameaçando a presença da população local em áreas de encostas sujeitas à erosão, assoreamento, enchentes e inundações.
Diferente do que se pensa, a ocupação de áreas de risco, não ocorre apenas pela população de baixa renda. Existem casos registrados de grandes conjuntos habitacionais, com mansões luxuosas, de ocupação principalmente de encostas em cidades turísticas.
O controle destas habitações se torna bastante complexo, pois na grande parte dos casos, de ocupações por famílias de baixa renda, ocorrem durante o período em que não há fiscalização atuante, principalmente aos finais de semana e madrugada.
A relação do homem com o meio ambiente há muito tem chamado a atenção da comunidade científica. Torna-se cada vez mais importante o estudo e manejo adequado das áreas, visando o seu uso racional, minimizando-se os impactos.
Em Capivari, são registrados diversos casos de ocupação irregular, em que a Defesa Civil e a Fiscalização Ambiental atuam para solucionar diversos problemas. Quando se trata de moradia, são envolvidos os assistentes sociais e técnicos da secretaria da habitação.
Caso seja observado casos de ocupação irregular para qualquer fim (moradia, garagem, plantação de horta, criação de animais) informe ao departamento competente através do telefone (19) 3491-3365.