Nos Bastidores…

O Projeto Teto & Afeto –
Família Acolhedora de Capivari está realizando a 3ª capacitação para os interessados em serem família acolhedora. O acolhimento familiar é destinado a crianças e adolescentes que foram afastados da família biológica e aguardam decisão judicial para saber se poderão retornar a suas famílias de origem ou se deverão ser adotadas.
Na sexta-feira, dia 13 abril, realizou-se o 1º dia da capacitação, com a presença de uma advogada de Piracicaba, que discorreu sobre as questões legais dos serviços de acolhimento no Brasil.
O vereador Flávio Carvalho e o chefe de gabinete da Câmara Ricardo Cruzatto estiveram presentes na abertura da Capacitação como convidados.

Relato
Um dos relatos mais comoventes foi de uma família de Piracicaba que já acolheu 8 crianças em diferentes datas, sendo que, num caso, 3 crianças de uma só vez.
Foi um relato emocionante contado por esse casal que emocionou a todos. O Projeto “Teto e Afeto” Família acolhedora gerou polêmicas quando foi votado na Câmara municipal. Quem ainda tem dúvidas sobre o projeto pode visitar a sede da entidade.

Cauê Macris visita Capivari
Na tarde de segunda-feira (16), o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado Cauê Macris, esteve em Capivari para um encontro com autoridades locais e lideranças na sede da Prefeitura.
Na ocasião, que contou com as presenças do prefeito Rodrigo Proença, dos vereadores Rogerio Marini, Flávio Carvalho e do presidente da Câmara Bruno Barnabé, Cauê falou das emendas parlamentares de sua autoria liberadas neste ano para aquisição de equipamentos e mobiliários para saúde e para recape da Avenida José Anicchino.

Capivarianos conquistam títulos de Karatê
Aconteceu no dia 15 de abril, no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas (Ginásio XV de Piracicaba), a 5ª Sport Way KARATE OPEN – 2ª ETAPA ACAK. Com realização da ACAK – Associação Cooperativa das Academias de Karatê, o evento contou com 650 participações de atletas inscritos de 36 associações de 28 cidades.
A Associação Washi-Ki-O esteve presente com 22 de seus atletas e sagrou-se Campeã na classificação geral com 13 medalhas de ouro, 05 de prata e 09 de bronze.

Ministério Público arquiva denúncia
A ação popular por improbidade administrativa, com pedido de liminar, que passou a tramitar no Fórum de Capivari, contra o prefeito de Rafard, Ilson Donizete Maia teve pedido de arquivamento definitivo emitido pelo Ministério Público.
Segundo os fatos narrados na ação, o prefeito Uil teria exigido uma “propina” no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para liberar o pagamento de um prestador de serviços da Prefeitura.
Luciana Ross Gobbi Beneti, Promotora de Justiça, pediu arquivamento da denúncia.

Atenção: Campanha de vacinação
A Campanha de Vacinação contra Influenza será realizada em Capivari de 23 de abril a 1º de junho, das 8h às 16h, em todos os postos de saúde, bem como no Ceamc (Centro Especializado em Atendimento à Mulher e à Criança).
Podem participar da campanha e tomar a dose: crianças menores de 5 anos, gestantes e puérperas, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, professores e pessoas acima de 60 anos.
O Dia D, neste ano, será realizado no dia 12 de maio, das 8h às 17h. Durante todo período, a população também poderá participar da Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal. Nesta data também haverá um posto do ambulatório de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) realizando orientações e distribuição de preservativos.

Câmara de Rafard abre 2 comissões de investigação
A Câmara de Rafard abriu duas Comissões de investigação para apurar fatos cometidos pelo atual prefeito Uil Maia.
A Comissão para investigar possíveis irregularidades com o lixo, que será formada por Mário Severino (presidente), Alex (relator) e Marco Brigato (membro).
A outra Comissão é sobre o caso do cheque, formada por Alex (presidente), Felipe Marchioretto (relator) e Wagner Bragalda (relator).

Investigação
As comissões foram formadas durante a sessão de terça-feira e vão atuar para investigar o atual prefeito Uil Maia e sua administração.
Segundo os fatos narrados na ação, o Prefeito Uil, teria exigido uma “propina” no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para liberar o pagamento de um prestador de serviços da Prefeitura de Rafard.
As duas CEI (Comissão Especial de Inquérito) vão apurar às denuncias contra a atual Administração.

Pegando fogo
A política de Rafard está pegando fogo.
Em conversa com alguns vereadores, eles foram taxativos em afirmar que chegou a hora de investigar a atual Administração em razão das inúmeras denúncias.
Na Câmara, o atual prefeito Uil Maia perdeu sua base política e seu governo está sendo muito criticado. Muitas novidades ainda estão por vir.

Saúde
Embora Capivari não tenha tido casos positivos para a Dengue neste ano, é importante que a população fique sempre atenta e não deixe de lado as precauções para evitar a proliferação do Aedes Aegypti.
A preocupação no momento é com a chegada do inverno e com a gripe H1N1. Como informamos em tópico anterior, a vacinação começa dia 23.

Boato
Apesar de informações que circularam em redes sociais, o Brasil não teve nenhum caso da perigosa gripe H2N3, segundo o Ministério da Saúde e a (OMS) Organização Mundial da Saúde.
O que foi dito dessa gripe mortal nas redes sociais é pura falta de informação e boatos, pois, segundo a OMS, esse vírus não circula em lugar algum do mundo.

Novo currículo do ensino médio
A implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio passará por mudanças na formação de professores e adaptações nas escolas, apontam especialistas.
O documento que vai orientar os currículos dessa etapa e estabelecer as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo do ensino médio em cada uma das áreas foi entregue na terça-feira (3) pelo Ministério da Educação (MEC) ao Conselho Nacional de Educação (CNE).

Apenas língua portuguesa e matemática serão obrigatórias
A BNCC do ensino médio é organizada por áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.
Apenas as disciplinas de língua portuguesa e matemática aparecem como componentes curriculares, ou seja, disciplinas obrigatórias para os três anos do ensino médio. Os alunos deverão cobrir toda a BNCC em, no máximo, 1,8 mil horas. O tempo restante deve ser dedicado ao aprofundamento no itinerário formativo de escolha do estudante