Nos Bastidores…

Vereadores Valdir e Binga e vice Vitão conquistam verbas
Através de uma verba do deputado federal Ricardo Izar de R$ 245.850 mil reais, conquistadas pelos vereadores Valdir da Farmácia e Binga e o vice-prefeito Vitor Riccomini. Será feita a drenagem, recape e pavimentação com acessibilidade na rua Tupi, na rua João Baptista Ureck,será feita drenagem, recape e pavimentação com acessibilidade. Também na rua Professor Benedito de Paula Leite Sampaio, recapeamento, rua Luis Raimundo de Góes recapeamento e na rua Bolivar recapeamento. Todas essas ruas no bairro Vila Balam.

Conquista
Essa conquista de verba conseguida pelos vereadores Valdir da Farmácia, Binga e o vice Vitão, junto ao deputado federal Ricardo Izar Jr. foi de extrema importância. Os vereadores Valdir e Binga conversaram com alguns moradores e eles se mostraram muito felizes com o início das obras.

Governo do Estado e Prefeitura inauguram sede do DETRAN
Mais um presente para Capivari. A unidade modernizada do Detran foi inaugurada na manhã de ontem, dia 16. Localizada na Rua da Abolição, número 490, no bairro Santa Terezinha, o novo Detran apresenta uma quantidade mais elevada de atendimentos, infraestrutura moderna e serviços online
O atendimentos realizados no local tiveram um aumento de três vezes, passando a cerca de 5 mil atendimentos mensais, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. A diretora vice-presidente do Detran-SP, Neia Aparecida Doretto, esteve presente e comentou a respeito do padrão adotado nas unidades do Detran. “Inspirados no padrão Poupatempo, o Detran traz mais facilidades para o cidadão, disponibiliza 28 serviços pela internet e aumenta a demanda de atendimento”, diz.

Melhor atendimento
Alguns dos benefícios oferecidos é a possibilidade de efetuar o pagamento por cartão diretamente no guichê de atendimento, além da realização da prova teórica pelo computador e o simulado da prova no site do Detran. O prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, falou a respeito dos investimentos realizados pela Prefeitura no Detran de Capivari. “Investimos na unidade, disponibilizamos profissionais e auxiliamos na estruturação do espaço. A modernização é um desejo antigo”, explica

Segundo dados da OMS
Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a considerar todo o estado de São Paulo como área de risco de febre amarela.
Segundo o secretariado da entidade, a decisão foi tomada “considerando o aumento da atividade do vírus” observado na região.
“Consequentemente, a vacinação contra a febre amarela é recomendada para viajantes estrangeiros que visitem qualquer área no estado de São Paulo”, diz a OMS, em comunicado.
A decisão da OMS de classificar a cidade de São Paulo como área de risco não quer dizer que haja perigo de contágio na capital. Como as autoridades de outros países não podem saber para que área do São Paulo cada viajante visitará, é praxe a OMS incluir todo o estado, mesmo em que áreas dele não sejam foco da doença.

No Brasil
Resolução do Ministério da Educação (MEC) homologada ontem (17) autoriza o uso do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares da educação básica. A norma busca propagar o respeito e minimizar estatísticas de violência e abandono da escola em função de bullying, assédio, constrangimento e preconceitos. O nome social é aquele pelo qual as travestis, mulheres trans ou homens trans optam por ser chamados, de acordo com sua identidade de gênero.

Vereador de Rafard se reúne na Saúde
Na manhã desta quinta-feira 18, o vereador de Rafard, Fabio Santos, esteve em reunião com o Vice-Prefeito de Capivari, Vitão Riccomini. Segundo divulgou o parlamentar rafardense, nesta ocasião , eles conversaram sobre vários assuntos, mas, principalmente sobre a saúde.Fabinho divulgou o encontro nas redes sociais e disse que procura sempre estreitar os relacionamentos com as autoridades da região em beneficio da população de Rafard, e, Capivari, pela história e proximidade, influencia e muito no cotidiano dos rafardenses, “Agradeço pela oportunidade de estarmos juntos trocando idéias para melhoria da saúde de nossos municípios, e pela oportunidade de um diálogo sobre o atendimento dos rafardenses na Santa Casa de Capivari” finalizou.

Solução
Já faz tempo que a Prefeitura de Capivari tenta um acordo com a prefeitura de Rafard no sentido de obter ajuda do município visinho em relação a Santa Casa. Pois depois do fechamento noturno do Posto de Saúde da cidade vizinha, os moradores da cidade procuram a Santa Casa para casos não urgentes, aumentando o número de pacientes, e fazendo com que Capivari tenha mais gastos com a saúde. Esse pode ser um bom começo para que os dialogos entre Capivari e Rafard sejam reabertos. O vereador Fabio Santos de Rafard poderia também procurar a diretoria da Santa Casa e o Secretário de Saúde.

Rafard diz estar fora da área de risco
Diretoria de Saúde de Rafard informou por meio de nota a imprensa, na manhã desta quinta-feira 18, que solicitou para a Divisão Regional de Saúde (DRS10) mais 60 doses de vacina da febre Amarela, porém, não se sabe se receberá o montante pois Rafard está fora da zona de risco, e a demanda é mais voltada para as cidades com surto da doença.
Só este ano, foram aplicadas cerca de 50 vacinas da Febre Amarela na Unidade Básica de Saúde, conforme divulgou a diretoria, a nota diz que Rafard disponibiliza vacinação à população todas as quartas-feiras das 7h às 10h e das 12 às 14h.

Organização Mundial da Saúde
A decisão da OMS de classifica todo o estado de São Paulo como área de risco. Como as autoridades de outros países não podem saber para que área do São Paulo cada viajante visitará, é praxe a OMS incluir todo o estado, mesmo em que áreas dele não sejam foco da doença. A preocupação é que haja um surto da doença em todo estado.

Reforma no museu
O prefeito, Rodrigo Proença, entregou o projeto para recuperação do Museu Histórico Pedagógico Doutor Cesário Motta Júnior ao diretor do GPAO (Grupo de Projetos e Acompanhamento de Obras) da Secretaria Estadual da Cultura, Francisco Damião do Nascimento, na tarde de terça-feira, dia 16. Na ocasião, o diretor pôde conhecer o museu que também abrigava a Biblioteca Municipal João Batista Prata e analisar as suas necessidades.
A visita também contou com a presença do executivo público do Governo do Estado de São Paulo, Marco Antonio Brasílio, e a secretária municipal de Projetos, Convênios e Captação de Recursos, Joceli Angelin.