Nos bastidores…

CÂMARA RECEBE MAIS UM EVENTO
A Câmara Municipal de Capivari foi o local escolhido para a realização do Concurso de Miss e Mister Terceira Idade, realizado na noite de quinta-feira, 18, no Plenário Abílio Sérgio Annicchino.
O primeiro-secretário da mesa diretora da Câmara Municipal de Capivari, vereador Flávio Carvalho (PSDB), participou do evento, que contou com 18 pessoas inscritas.
O vereador e apresentador do evento, Flávio Carvalho cantou e animou o público que lotou o Plenário.
Angela Maria Gonçalves e Romeu Herculano do Nascimento foram eleitos Miss e Mister Terceira Idade. Darcy Silva Magalhães e Dirceu Claro Pereira, foram eleitos, respectivamente, Miss e Mister Simpatia. Sueli Fracetto Godoy ficou como 1ª sucessora e Carolina de Oliveira Correa como 2ª sucessora. Entre os homens, a colocação de 1º sucessor ficou com Jorge Figueiredo e 2º sucessor com Osmael Teles.
O prefeito municipal Rodrigo Proença e a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Bozza Proença, também estiveram presentes, além das demais autoridades.

REUNIÃO
Na quarta-feira o Prefeito Rodrigo Proença pediu uma reunião com os vereadores na Câmara Municipal, e ela ocorreu às 16 horas com praticamente todos os vereados.
O intuito era tirar dúvidas sobre o projeto apresentado na sessão de segunda, onde foi pedido adiamento na votação.
Esteve presente também Letícia Rodrigues de Camargo que faz parte do projeto “Teto e Afeto” da família acolhedora e participou para explicar o projeto de acolhimento de crianças. Todas as dúvidas dos vereadores foram sanadas.

ENCHENTES VOLTA ASSUSTAR CAPIVARI
Na segunda (22), cerca de 50 famílias tiveram que deixar as casas, oito pessoas ficaram desabrigadas.
A cidade ficou com quatro pontos de alagamentos e um de atenção. O bairro Moreto foi o mais atingido.
Na terça (23), o nível do Rio baixou, mas a Defesa Civil de Capivari (SP) manteve o alerta para novos possíveis alagamentos nas cidades da região.
A profundidade do manancial, que chegou a 2,60 metros na segunda (22), caiu para 2,22 metros. A marca esperada para a época é de 80 centímetros. Dezenas de famílias ficaram desabrigadas. Na cidade de Rafard (SP), as aulas foram suspensas.

PERCORRERAM OS LOCAIS
Segundo a Defesa Civil de Capivari, a cidade teve 60 milímetros de chuva apenas no último domingo (21). A Prefeitura afirma que as famílias recebem assistência e foram encaminhadas para o Centro de Ginástica, na Avenida do Carmo, ao lado do Lar dos Velhinhos. O Prefeito Rodrigo Proença o vice Vitor Riccomini e o Presidente da Câmara Bruno Barnabé acompanhado da equipe da Defesa Civil, percorreram os locais de alagamento.

FUTSAL FEMININO EM CAPIVARI
A abertura da I Taça Capivari de Futsal Feminino Regional acontece neste domingo, 28 de maio, no Ginásio de Esporte Ronaldo Zaidan Pellegrini – o Ronaldão. A realização é da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer de Capivari. Ao todo, quatro cidades disputam o título. A previsão é de que a final do campeonato aconteça no dia 09 de julho.
Nessa primeira etapa, Tietê enfrenta a equipe de Santa Bárbara D’Oeste B, às 9h. Capivari B disputa a bola com Capivari A às 10h. Na sequência, às 11h, Tietê joga contra o Talismã. Por último, Santa Bárbara D’Oeste A joga contra Santa Bárbara D’Oeste B. A segunda rodada será no dia 11 de junho.

SALDO POSITIVO DE EMPREGO EM CAPIVARI
A cidade de Capivari registrou um saldo positivo de 548 empregos no primeiro quadrimestre de 2017. Os dados são do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do trabalho, que divulgou as informações neste terça-feira. Nos primeiros quatro meses deste ano, 2.016 pessoas foram contratadas e 1.468 foram desligadas do emprego. Só em abril, o saldo é foi de 406 contratações, quando a cidade registrou 739 admissões, contra 333 desligamentos

DADOS MELHOR QUE O ANTERIOR
Em porcentagem, o quarto mês de 2017 foi 3,29% melhor que o anterior. O saldo do Brasil para o mesmo período foi de 0,16% e do Estado de São Paulo, o primeiro no ranking de contratações, foi de 0,25%. Nos últimos 12 meses, Capivari teve 4.651 admissões segundo a tabela de Evolução do Emprego Formal em Municípios com mais de dez mil habitantes.
Para o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Vitão, os dados do CAGED resultam no trabalho realizado pelo executivo municipal, que busca atender as demandas das empresas e firmar parcerias com o Governo do Estado para dar mais oportunidade aos moradores.

SEGUNDO VITÃO
“Só nesses primeiros meses do ano, oferecemos três cursos pela Carreta Via Rápida, um pela Carreta do Senai, várias turmas do Time do Emprego, além de inscrições para o curso de pintura para construção civil, da Via Rápida Emprego, que conta com uma ajuda de custo em dinheiro.
Vamos continuar buscando formas formação para os que precisam, gerando emprego e renda”, disse.
O prefeito Rodrigo Proença também comemorou os dados do Ministério do Trabalho. Segundo ele, os investimentos nos Distritos Industriais, a lei de incentivo fiscal e atenção que a Prefeitura dá às indústrias, está fazendo a diferença.
“Estamos passando por uma crise financeira nacional, com queda na arrecadação, redução nos investimentos e congelamento de novos projetos. Mesmo assim, Capivari está conseguindo vencer essa situação e se sobre sair bem, com gente empregada e crescimento”, afirmou.

RETIRADA DE ÁRVORES
Muitos munícipes estavam preocupados com as condições de várias árvores que estão em estado de perigo, depois das fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. A prefeitura informou que os munícipes que desejam realizar a retirada de árvores devem realizar a solicitação no Protocolo da Prefeitura munidos de cópias do RG, CPF/CNPJ, espelho de IPTU e comprovante de endereço. O protocolo fica localizado na Prefeitura de Capivari, na Rua XV de Novembro, 639, centro. O documento deverá ser retirado no Departamento de Fiscalização de Posturas e Meio Ambiente que fica situado no Siam, na Avenida Piratininga, 797, Bairro Santa Terezinha.

CURSO DE FOTOGRAFIA
O Curso de Fotografia foi iniciado na última sexta-feira, dia 19, no Espaço da Arte e Cultura.
As aulas continuarão a ser realizadas pelo Sesc nos próximos finais de semana, com carga horária de 28 horas.
O objetivo do projeto fotográfico é proporcionar a comunidade os princípios básicos da fotografia digital.
Os participantes poderão resgatar as histórias de suas raízes, aspectos culturais, arquitetônicos, sociais, urbano e rural através de aulas teóricas e práticas.
Os alunos realizarão fotografias nos principais pontos da cidade e no dia 8 de julho as imagens farão parte de uma exposição em homenagem ao aniversário da cidade.

EXPOSIÇÃO NA CÂMARA
A Câmara Municipal de Capivari que iniciou a dois meses exposições no roll de entrada da Câmara, vai apresentar no mês de Julho aniversário da cidade, uma exposição do jornal “Correio de Capivari” mostrando as fotos da cidade nos últimos 80 anos.
São fotos que fizeram história na cidade pela ótica do jornal mais antigo em atividade na cidade.
No mês de junho o pintor Ludovico Sarcinella, vai apresentar parte de sua exposição de quadros. a exposição começa dia 05 de junho e vai até o final do mês.

CAPIVARI TEM 18% DE IMOVEIS POPULARES
No município de Capivari, 18% dos imóveis são casas populares. Para se ter uma ideia, a cidade conta com cerca de 16 mil imóveis, segundo número de ligações de água, e destas 2.625 são casas populares. Com a construção das novas esse número subirá para 2.849.
As novas casas populares contarão com 56m² distribuídos em sala, cozinha, dois quartos com espaço para construção de mais um cômodo. Os terrenos contam com 9,5 metros de largura e 20 metros de comprimento. As residências ainda terão aquecedor solar de água

SEBRAE DE CAPIVARI
O Sebrae Aqui de Capivari está com inscrições abertas para o modelo e negócio Canvas, que acontece nos dias 29,30 e 31 de maio, no plenário do executivo, das 18h às 22h. A Ferramenta é usada no gerenciamento estratégico de negócios inovadores. As inscrições devem ser feitas no Sebrae, localizado na avenida Piratininga, 797, Santa Terezinha. O horário de funcionamento e das 8h às 17h, de segunda a sexta. O valor para a inscrição desta oficina é de R$190,00