LIXO: DE ONDE VEM E PRA ONDE VAI?

A geração de lixo está diretamente relacionada ao consumismo. Quanto maior o poder de compra, maior será a sua produção.
Apesar da crise econômica que está atravessando, o Brasil é o quarto maior gerador de lixo do mundo, produzindo aproximadamente 80 milhões de toneladas por ano. Deste montante, apenas 3% é reciclado.
A média de lixo produzido por cada brasileiro é de 1.071 g/hab/dia. A geração de lixo no país é cinco vezes maior que o crescimento populacional.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS prevê que cada cidadão tem por obrigação a responsabilidade sobre seus resíduos e que devem receber o destino adequado, através de políticas e serviços públicos que ofereçam condições para a melhor gestão.
O maior problema de todo este contexto é que uma em cada três pessoas no país não sabe onde vai parar todo este lixo.
Se você é uma delas, aprenda: 53% do lixo produzido no Brasil são destinados a aterros sanitários, onde o tratamento gera o chorume e o gás metano. 2% do lixo vão para usinas de reciclagem, solução muito mais ecológica, porém 15 vezes mais cara.
Ainda assim, 43% do lixo têm destino inadequado, em lixões, aterros controlados e valas.
Em Capivari, a geração de lixo é de aproximadamente 800 g/hab/dia, totalizando em média 1.100 toneladas mensais. Todo o lixo gerado na cidade é coletado e encaminhado ao município de Rio Das Pedras, onde fica o aterro sanitário mais próximo.
Apesar de existir um cronograma de coleta, com o serviço porta a porta, o descarte irregular em áreas impróprias ainda é um grande problema. Para saber o dia de coleta no seu bairro, entre em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (3491-9304).
Capivari faz parte do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas, o CONSIMARES, juntamente com mais seis municípios.
Através deste instrumento, é possível realizar gestão de resíduos de forma mais eficaz. O site http://www.consimares.com.br traz todas as informações sobre a geração de lixo em cada cidade consorciada.
Todo cidadão deve ter consciência de suas responsabilidades para melhorar a qualidade de vida de todos. Portanto, REPENSE seus hábitos e atitudes, REDUZA a geração e o descarte, REUTILIZE aumentando a vida útil dos produtos, RECICLE em um novo produto e RECUSE sempre, produtos que agridam a saúde e o meio ambiente.
E nunca se esqueça: o lixo que você joga no chão não fala, mas diz muito sobre você.