OUÇA AO VIVO
TELEFONES

Guarda Civil Municipal participa de 60% das ocorrências policiais em Monte Mor

sem-titulo-117A Guarda Civil Municipal é a corporação mais presente nas ocorrências policiais em Monte Mor. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Segurança Adelício Paranhos. De acordo com o secretário, a Guarda Civil Municipal é responsável por apresentar na Delegacia do Município cerca de 60% das ocorrências, entre porte e tráfico de entorpecentes, apreensão de armas, flagrantes, prisões, veículos recuperados, entre outras ocorrências. “A partir de 2013, com a posse do prefeito Thiago Assis, a Guarda Civil Municipal começou a receber importantes investimentos, melhorando a infraestrutura de trabalho. Lá em 2013 havia uma única viatura em operação e hoje já são 14. Implantamos a Patrulha Rural, a Patrulha Maria da Penha, nossas viaturas contam com sistema de localização via satélite, facilitando o acompanhamento em tempo real do patrulhamento ostensivo, criando assim a possibilidade de planejar de forma inteligente a ação. Por conta de toda essa infraestrutura é possível estar presente onde o morador mais precisa, reduzindo tempo e otimizando recursos. Por conta disso acabamos chegando primeiro na maioria das ocorrências”, explicou Paranhos.
Outra tecnologia implantada foi à instalação de 16 câmeras de monitoramento. Instaladas em pontos estratégicos, as câmeras tem auxiliado na identificação e na prisão de suspeitos. “Por conta das câmeras conseguimos passar informações importantes para a Polícia Federal em relação ao roubo sofrido pela Agência dos Correios, entre outras ocorrências”, comentou o secretário.
Por conta do trabalho da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, as forças de segurança de Monte Mor registraram 33 ocorrências de porte de drogas, 42 de tráfico de drogas, 17 armas de fogo apreendidas e 137 flagrantes, resultando na prisão de 137 pessoas em flagrante e mais 261 prisões com mandados judiciais.
“Além de todo esse trabalho, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, foram recuperados 43 veículos que haviam sido roubados ou furtados. O trabalho esta sendo realizado e é importante que a população denuncie, por meio dos nossos canais que mantém o anonimato do denunciante. Com a ajuda de todos é possível prender os bandidos e assim garantir uma cidade mais tranquila para todos”, destacou o secretário.

REDUÇÃO HISTÓRICA DA CRIMINALIDADE
O trabalho de segurança iniciado pela Prefeitura a partir de 2013 vem dando importantes resultado.
Um bom exemplo foi a redução histórica de 43,66% no número de homicídios. Entre os anos de 2005 a 2009 foram assassinadas 71 pessoas em Monte Mor, contra 40 mortes entre os anos de 2013 a 2017.
“Por conta do trabalho sério implantado a partir de 2013, onde a Guarda Civil Municipal passou a ser mais eficiente, os números de assassinato, roubos e furtos diminuíram. Em contrapartida, o número de apreensões de drogas, armas e prisões aumentaram. Isso é um ótimo sinal e demonstra que estamos avançando”, finalizou Paranhos.