OUÇA AO VIVO

Guarda Civil dá orientações para quem vai viajar

Mesmo com a queda na criminalidade em Capivari, a Guarda Civil recomenda os moradores tomem algumas medidas para prevenir furtos e assaltos.
De acordo com o Comando da corporação, os ladrões aproveitam dos períodos de férias para assaltar residências vazias.
Por isso, enquanto estiver fora, faça com que sua casa aparenta estar habitada.
Peça para alguém de sua confiança recolher as correspondências, abrir e fechar as janelas e varrer a frente acender e apagar as luzes (não deixar com cara de abandonada).
Reforce as trancas das portas e janelas, principalmente àquelas de acesso aos fundos, onde geralmente os ladrões atuam.
Nunca deixe uma luz acesa para tentar enganar o ladrão, isso só vai facilitar a ação dele.
Os Assaltantes costumam utilizar mulheres e crianças para observar os moradores em suas casas.
Para disfarçar, esses olheiros geralmente pedem alguma coisa para o morador e vão embora. Em seguida eles transmitem tudo o que observaram para os ladrões como número de pessoas, modelo de veículo, se a família mentem o portão aberto e se tem o costume de conversar na calçada.
Deixe seus contato com um vizinho de sua confiança para que ele possa te encontrar caso aconteça algo em sua ausência. Não faça muito estardalhaço ao sair de casa e seja discreto ao arrumar o carro para a viagem. Caso tenha cachorro, evite deixá-lo no lugar em que ele habitualmente não fica. Evite também deixar a vista o acúmulo de comida e água que irá alimentá-lo nos dias em que estiver fora. Se possível, instale dispositivo de segurança, como alarmes e sensores de presença.
Ao chegar em casa, procure identificar a presença de pessoas antes de desembarcar do seu veículo. Caso exista sinais de arrombamento não entre em casa, chame a Guarda Civil imediatamente pelos telefones 153 ou 3491-1311.