Guaco, o bom do inverno

Quem nunca ouviu falar que um bom xarope de guaco é tiro-e-queda contra tosse, asma ou bronquite? No inverno, quando aumenta incrivelmente a incidência de problemas do aparelho respiratório, por conta das gripes e resfriados, o guaco volta a figurar nas receitas caseiras. Embora isso tudo pareça mais uma “receita de comadres”, a verdade é que a ciência já comprovou as propriedades medicinais desta planta e atestou seu efeito broncodilatador e expectorante.
A planta também conhecida como erva-de-serpentes, cipó-catinga ou erva-de-cobra, pertence à família das Compostas. O guaco (Mikania glomerata) é originário do Brasil e sempre foi muito conhecido pelos índios brasileiros, que usavam a planta para combater o veneno das serpentes (daí vem alguns dos seus nomes populares).
Propriedades Medicinais
As folhas do guaco contêm uma substância chamada cumarina, que tem efeito broncodilatador e expectorante. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Ceará mostrou que o guaco age de 4 formas diferentes em nosso organismo:
• Broncodilatador – abre os canais respiratórios (brônquios) para a passagem de ar;
• Béquico – combate a tosse seca;
• Balsâmico – dissolve o catarro acumulado nos pulmões;
• Expectorante – acelera a eliminação das secreções pelos canais respiratórios.
Por causa dessas propriedades, o guaco auxilia no tratamento da tosse, asma, bronquite, rouquidão e outros problemas respiratórios.

Você encontra Xarope de Guaco e todos os seus benefícios
na Farmácia Chamomilla! Venha nos visitar!