OUÇA AO VIVO
TELEFONES

Galeria Tarsila do Amaral recebe visita de 300 alunos de Campinas

sem-titulo-109
Galeria Tarsila do Amaral recebeu 16 turmas de escola de Campinas

A Galeria Tarsila do Amaral, espaço cultural de Capivari dedicado à vida e obras da pintora e desenhista capivariana Tarsila do Amaral (1886-1973), propulsora do movimento modernista brasileiro, recebeu na última semana a visita de 300 alunos da Escola Estadual Dr. Manoel Alexandre Marcondes Machado, de Campinas.
Os estudantes foram divididos em 16 turmas e recepcionados pela técnica em museologia Gabriela Fiuza, coordenadora do local.
Inaugurada em 22 de fevereiro de 2018, a Galeria Tarsila do Amaral tem cerca de 100 reproduções de obras de autoria de Tarsila, além de releituras de quadros como A Lua (1928), Abaporu (1928) e Operários (1933).
A tela Abaporu, que pintou em 1928, inspirou o movimento antropofágico, manifestação artística desencadeada por Oswald de Andrade e Raul Bopp com o intuito de assimilar outras culturas, mas não copiá-las. É a sua tela mais famosa.
As principais características dos trabalhos de Tarsila são uso de cores vivas e formas geométricas (influência do cubismo, movimento artístico surgido na França) e abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil.
Tarsila nasceu em Capivari no dia 1 de Setembro de 1886 e morreu em São Paulo no dia 17 de janeiro de 1973.
No local há, ainda, um painel com a linha do tempo de Tarsila, acompanhada de imagens, livros alusivos à artista e uma sala para atividades artísticas.
As visitas à Galeria Tarsila do Amaral podem ser monitoradas. A entrada é gratuita.
O horário de funcionamento do local é terça e quarta-feira, das 12h às 17h e das 18h às 21h; quinta e sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e sábado, das 9h às 12h e das 13h às 18h.
Para agendamento de visitações em grupos é necessário enviar mensagem paratarsiladoamaral@capivari.sp.gov.br.
“Nossa forma de trabalho com as visitas agendadas é totalmente direcionada ao público específico da visitação, conforme a faixa etária. Fazemos o acolhimento, com possibilidade de exibição de vídeo, organizamos roda de conversa, realizamos a visita e, por fim, inserimos atividades de fixação, jogos”, explicou a coordenadora da casa, Gabriela.
O endereço da galeria é avenida Cândito Motta, 18, vila Benjamin (Bairro Estação).
Informações: (19) 3491-1322.

Compartilhar
AnteriorArena Capivari recebe vistoria
Próximo Majô em novas e modernas instalações
Correio de Capivari - Tamires Rocha
O Correio de Capivari é o maior, mais antigo e tradicional jornal de Capivari. Fundado em 1931 com o nome de Correio Parochial, o Correio de Capivari possui uma linha editorial informativa, imparcial e independente, gozando de grande credibilidade junto a anunciantes, leitores e parceiros.