OUÇA AO VIVO
TELEFONES

Galeria Tarsila do Amaral completa um ano

Galeria Tarsila do Amaral foi inaugurada em 22 de fevereiro de 2018
Galeria Tarsila do Amaral foi inaugurada em 22 de fevereiro de 2018

A Galeria Tarsila do Amaral, espaço cultural de Capivari dedicado à vida e obras da pintora e desenhista capivariana Tarsila do Amaral (1886-1973), representante do movimento modernista brasileiro, completa um ano de funcionamento em fevereiro, tendo recebido visita de cerca de 3 mil pessoas neste período, entre crianças, jovens, adultos e idosos de Capivari e cidades da região, como Rafard, Piracicaba, Elias Fausto, Campinas e Hortolândia.
Inaugurada em 22 de fevereiro de 2018, a Galeria Tarsila do Amaral abriga cerca de 70 obras de arte, que são releituras e reproduções de quadros de autoria da Tarsila do Amaral.
Essas peças artísticas foram confeccionadas por professores e alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Capivari, bem como por artistas visuais do município e da região. Também existem obras emprestadas do acervo do Museu Histórico Pedagógico Doutor Cesário Motta Júnior.
Entre as releituras em exposição no local estão as de quadros como A Lua (1928), Abaporu (1928) e Operários (1933).
Os suportes utilizados nas produções das obras são variados, como tela, tecido, telha, azulejo, madeira e metal.
Alguns dos materiais e técnicas usados são sementes, canudos, botões, rolo de papel higiênico, jornal, mosaico e tie dye.
A exposição é integrada, ainda, por esculturas, cenários interativos, jogo quebra-cabeça, painel com a linha do tempo de Tarsila, unindo imagens e informações biográficas, e banners com reproduções de frases de autoria da artista.
Uma carteira forense com inscrição dedicatória e assinatura de Tarsila do Amaral ao amigo major Antonio Pires de Campos, de 1913, também pode ser vista pelos visitantes.
“É necessário valorizar a nossa cultura, nossas artes, nossa história, e a Galeria Tarsila do Amaral é um espaço onde tudo isso se une, um local destinado à aprendizagem e ao enriquecimento cultural, fatores importantes para o desenvolvimento de uma sociedade”, afirma o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença.
Conforme o secretário de Cultura e Turismo da cidade, Alexandre Della Piazza, a Galeria nasceu de um projeto cultural e educacional envolvendo as escolas do município.
“Em 2017, realizamos o projeto Tarsila – 130 anos, no qual os alunos e professores das instituições de ensino de Capivari desenvolveram estudos e releituras de obras da Tarsila. Fizemos uma exposição com as produções e foi um sucesso. A partir disso, selecionamos as melhores obras e em 2018 tornamos real o sonho de fazer essa galeria em homenagem à Tarsila”, contou.
E acrescentou. “A Tarsila é uma pintora conhecida mundialmente e as pessoas precisam saber da relevância que tem para a arte.”
Ainda segundo Piazza, em comemoração ao primeiro ano da Galeria, o local deve passar por reformulação no layout e troca dos quadros.