Espaço Corporativo – Você se identifica com a sociedade liberal?

Estava lendo uma matéria sobre a sociedade liberal, que vem da origem líber e significa abertura, uma sociedade assim é aberta a novas ideias, novas circunstâncias, novas oportunidades tanto no quesito de bens e serviços quanto na cultura e na ciência, tratando se assim de uma igualdade, pois é formada pelas ações e desejos de seus membros.
A abertura requer noção progressiva de igualdade para fazer com que seus valores sejam aceitos pela sociedade em geral ao longo do tempo. Quando não é percebido o valor de igualdade, os conflitos inevitavelmente surgirão e fica complexa sua resolução, uma vez que alguns se sentirão negligenciados, desprivilegiados, impotentes ou abandonados.
Essa abertura muitas vezes, é a necessidade de voz ativa e participação de igualdade nas mais diversas situações do dia a dia. Da mesma forma que os países para permanecerem modernos, precisam se livrar de sua complacência inata, rever valores essenciais que os tornem bem-sucedidos, revivê-los e, se necessário, reinventá-los.
E nós que estamos no mundo corporativo, o que temos a ver com essa mesma história?
Muitas vezes estamos empregados, trabalhando em nossos postos, fazendo o que fazemos e como fazemos, olhamos para a crise e muitas vezes, não damos essa voz ativa ao nosso trabalho, seja porque não encontramos espaço, oportunidades, mas muitas vezes preferimos não nos colocar porque podemos confrontar com uma opinião, teremos que divergir, depois convergir para uma nova situação ou opinião, e muitas vezes isso nos traz alguns receios.
Os receios nos ajudam muitas vezes a ficar com as nossas opiniões e não damos a oportunidade de expor e nem de mudar, porque a troca faz com que nós mesmos aprimoremos aquilo que pensamos. A troca é favorável quando ela traz uma evolução do que pensamos e fazemos. Quantas vezes temos uma opinião formada por um tempo e numa troca, nos damos a oportunidade de rever e dizer: puxa, como não pensei nisso antes…
Outras vezes reclamamos que somos desprivilegiados, abandonados, mas será que nos colocamos? Numa situação onde nos colocamos como protagonista podemos mudar o contexto e tentar ao menos demonstrar nossos valores, nossas opiniões e trazer a nossa contribuição.
Quando nos colocamos com abertura para a escuta e flexibilidade para a mudança, podemos fazer mudanças importantes em nós mesmos, nos processos e contextos que estão sob nossa responsabilidade como família, trabalho, amigos e sociedade do qual fazemos parte.
Você acredita que tem comportamentos que se identificam com a sociedade liberal? Tem buscado aprimorar suas atitudes?