OUÇA AO VIVO
TELEFONES

Dr Guacyro sugere bueiros inteligentes

sem-titulo-71Nesta primeira sessão deste ano, ocorrida segunda feira pp., dia 04, o vereador Guacyro apresentou uma indicação bastante interessante, a colocação de cestos internos nos bueiros para retenção de resíduos.
Durante sua fala na tribuna, pediu que se passasse um vídeo para que todos os presentes pudessem compartilhar desta informação.
O vereador apresentou a indicação 010/2019 que sugere ao setor competente do município a colocação de um filtro – cesta de metal – dentro dos bueiros com a finalidade de reter materiais sólidos que caiam nas bocas de lobo, que devem ser limpos continuamente.
Dr Guacyro disse que apresentou como indicação porque gera custo ao município, em relação a essa prevenção que se faz em relação aos bueiros.
Incontinente, pediu q ue se passasse o vídeo, cujo audio transcrevemos:
“Voce já ouviu falar das coletas de lixo instaladas nas bocas de lobo, caso não, saibam que ele já existe no nosso município vizinho, Balneário Camboriu e também em outras cidades do pais.
Funciona assim, os cestos são instalados nos bueiros das cidades e a limpeza é feita regularmente, medida simples com a instalação de cestos nos bueiros dos municípios trariam o beneficio para toda a população, o principal deles é reduzir o número de cheias que é um caso recorrente no nosso município, e também facilitar a limpeza das galerias uma vez que os resíduos sólidos não entrariam na rede.
O objetivo dessa ação é a defesa do meio ambiente, hoje toda a sujeira, lixo, detrito cai na rede pluvial, passa pela tubulação e vai direto ao rio.
Fazendo um estudo sobre planejamento ambiental, muitas cidades do Brasil, estão adotando os chamados bueiros inteligentes ou boca de lobo ecológica, aonde é colocado um cesto dentro da boca de lobo, e todo resíduo fica dentro do cesto fazendo como um filtro por onde passa apenas a água.
É uma forma de protegermos nosso rio, é um investimento barato para o município, com bom resultado, despoluindo o rio e permanecendo limpo”.
Achei uma idéia muito boa e inovadora, eu acho que o que é bom e serviu, pois nós temos bueiros entupidos, pelo menos nas indicações de hoje, que nos lemos, haviam varias indicações sobre bueiros entupidos, disse dr Guacyro.
Quero deixar para nosso gestor municipal que desse uma atenção a esta indicação, junto com o secretario competente, analise os custos, a viabilidade.
Eu creio que não seja, o que vai economizar depois para corrigir os erros é muito maior do que depois fazer a construção desse bueiro inteligente, eu acho que o bueiro é inteligente, finalizou.

Compartilhar
AnteriorVISA de Rafard faz castraçãoem mais de 160 animais em 2018
Próximo Poker do Leite
Correio de Capivari - Tamires Rocha
O Correio de Capivari é o maior, mais antigo e tradicional jornal de Capivari. Fundado em 1931 com o nome de Correio Parochial, o Correio de Capivari possui uma linha editorial informativa, imparcial e independente, gozando de grande credibilidade junto a anunciantes, leitores e parceiros.