OUÇA AO VIVO
TELEFONES

Defesa Civil de Monte Mor orienta como agir durante temporais

Durante o período de verão, por conta das altas temperaturas, é comum a formação de temporais. Em função da ocorrência desse fenômeno natural a Secretaria Municipal de Defesa Civil da Prefeitura de Monte Mor faz alerta sobre os possíveis riscos e orienta a respeito dos procedimentos que devem ser tomados pela comunidade para garantir segurança.
De acordo com o secretário de Defesa Civil, Murilo Rinaldo, a cada duas horas a Defesa Civil Estadual repassa aos municípios boletins sobre a movimentação das nuvens e possíveis surgimentos de chuvas e tempestades.
“Com essas informações preliminares contribui no desenvolvimento de ações junto à comunidade que habitam áreas de risco, em especial se há riscos de alagamento”, contou o secretário. Ele informou ainda que a Defesa Civil de Monte Mor montou um banco de dados com os números de celulares das famílias que moram em áreas de alagamento para agilizar o processo de comunicação. “Por meio de aplicativo, a partir de um clique é possível avisar a todos e isso acelera o processo de comunicação”, disse.
Além deste trabalho voltado ao atendimento de famílias em área de risco, a Defesa Civil orienta que as pessoas devem evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.
“Quem mora em áreas de risco deve sair de casa o mais rápido possível e procurar um local seguro e evitar ficar em campo aberto, debaixo de árvores, piscina. Procure um abrigo ou até dentro de um carro”, disse Rinaldo.
Outra preocupação da Defesa Civil é com as pontes, que podem ter a estrutura abalada pelas chuvas.
“O trânsito em pontes, que por ventura ficarem alagadas pela chuva, mesmo após a diminuição do nível das águas, deve ser evitado até que uma vistoria seja realizada”, alertou o secretário.
Em situações de blackout (sem energia elétrica) deve-se evitar acender velas perto de cortinas ou outros materiais inflamáveis. O fogo deve ser apagado na hora de dormir e o gás de cozinha deve estar com a válvula desligada.
“São orientações importantes e que se seguidos evitarão problemas desagradáveis”, finalizou Rinaldo.