OUÇA AO VIVO

CCZ presta atendimento de qualidade a animais

sem-titulo-77Muitos cães e gatos não tem a sorte de serem adotados e criados em um lar cheio de carinho.
Nas ruas eles estão suscetíveis a doenças, podem se tornar agressores ou até mesmo serem atropelados. É a estes animais que o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Capivari presta assistência.
O setor recolhe somente cães e gatos que se enquadrem como zoonoses. É importante frisar que o CCZ não é responsável por animais domiciliados ou sadios.
Atualmente, residem no local cerca de 60 cães e 50 gatos.
Em Capivari, casos como abandono e agressão de animais têm crescido nos últimos anos.
Tanto que a equipe resolveu conciliar a Campanha de Castração, que está sendo realizada casa a casa na Vila Izildinha, com a fiscalização para detectar possíveis maus-tratos.
De início, o proprietário é orientado e notificado, mas posteriormente o caso pode ser direcionado à Justiça.
“Nós recebemos diversos tipos de denúncias e realizamos o recolhimento. Aqui eles recebem tratamento e são bem alimentados. Tivemos cães que chegaram aqui desnutridos e doentes e hoje estão saudáveis”, contou a diretora do CCZ, Maísa Assalin de Camargo.
De acordo com ela, o local recebe limpeza duas vezes por dia, ração e alimentação da melhor qualidade.
Após os animais ficarem sadios são disponibilizados para adoção.
“Nós temos muitos cães e gatos que estão disponíveis para adoção. Peço à população que quando pensar em adotar dê uma chance para estes animais que, muitas vezes, são adultos e nunca tiveram a oportunidade de um lar. Mas, gostaria de enfatizar que antes de adotar é necessário ter em mente que um animal necessita não só de carinho como também de uma estrutura”, informou Maísa que ainda ressaltou sobre a importância de um local agradável, bem como uma alimentação de qualidade e aplicação das doses necessárias de vacinas. “Ainda assim, pode acontecer do cachorro ou gato ficar doente e é de responsabilidade da família arcar com essa assistência particular”, disse.
Para o prefeito, Rodrigo Proença, a presença do setor de zoonoses no município de Capivari é de extrema importância.
“É uma questão de saúde pública. Cuidando de animais doentes nós estamos prevenindo a transmissão de doenças para a população. Tudo é feito com muito carinho pelos profissionais que se empenham para deixar os animais sadios”, ressaltou.
O CCZ fica localizado na Rodovia Antonio Kanela Forti, s/n, Morro Amarelo.
No local é possível fazer a adoção.
Denúncias de maus-tratos ou abandono podem ser feitas na Ouvidoria pelos telefones: 0800 771 3365 ou 3492-9205.