Cauê vai a Brasília cobrar Temer sobre Trem Intercidades

sem-titulo-127O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado Cauê Macris, embarcou na ultima quinta-feira, dia 17, para Brasília, onde protocolou oficio encaminhado ao presidente da República, Michel Temer, sobre concessão da linha férrea do Trem Intercidades (TIC), que ligará São Paulo a Americana, passando por Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira e Jundiaí.
Com o documento, Cauê quer reiterar o compromisso firmado por Temer em reunião realizada em março deste ano.
À época ficou acordado que o Governo Federal, que controla a malha férrea no trecho, faria a concessão do domínio ao Governo do Estado de São Paulo, incluindo o Trem Intercidades no programa de concessões da União.
“Fiz questão de vir aqui pessoalmente protocolar esse pedido em nome da população que aguarda com ansiedade essa definição. É um projeto pioneiro que vai gerar muitos empregos e mais desenvolvimento para a região de Campinas”, disse Cauê.
Na ocasião, estavam presentes também o deputado federal Vanderlei Macris, o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Macedo Bastos, o secretário-executivo do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), Adalberto Vasconcelos, e o secretário estadual de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni.
O projeto do TIC prevê a ligação das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba e Baixada Santista por trem de média velocidade (de 160 a 180 km/h).
A primeira fase contemplará o trajeto São Paulo-Americana, numa extensão de 135 km e com custo estimado de R$ 5 bilhões, por meio de Parceria Público-Privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo.