Bastidores…

INSCRIÇÕES PARA CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS QUE SE ENCONTRAM FORA DA REDE PÚBLICA
A Prefeitura de Capivari, através da Secretaria da Educação, informa que a fase de inscrição para crianças, jovens e adultos, que se encontram fora da Rede Pública e são candidatos à matrícula no ano de 2023, vai até o dia 05 de agosto.
A inscrição é para crianças que não frequentam a Pré-escola no ano de 2022 na Rede Pública e são candidatos ao ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas, com idade a partir de seis anos completos ou a completar até 31/03/2023 e crianças, adolescentes, jovens e adultos, que se encontrem fora da rede pública e são candidatos à matrícula em escolas públicas, em todos os anos ou séries do Ensino Fundamental, inclusive na modalidade da EJA – Educação de Jovens e Adultos.

PREFEITURA AGUARDA CPFL
Durante esta semana, os trabalhos da primeira fase de reformas na nova avenida Josefina Giovana Rossi, via que liga a Rodovia do Açúcar a diversos bairros da cidade, teve seu início.
Dentre os serviços desempenhados, aconteceram a aplicação de novo asfalto, construção de novas guias e sarjetas, além da calçada no trecho conforme o projeto, marcando a conclusão da primeira etapa.

CAPIVARI ESTÁ HÁ 54 DIAS SEM CHUVA
A cidade de Capivari marcou nesta terça-feira (26) há 54 dias seguidos sem chuvas significativas, aquelas que não chegam a 20 ou 30 milímetros, de acordo com a pluviometria registrada pela Defesa Civil. A seca reforça o alerta para os cuidados redobrados neste período de estiagem.
A última chuva razoável que caiu no município, foi registrada no dia 1º de junho, com 24.60mm acumulados. Após a data, não foi registrado mais nenhuma chuva significativa, sendo todas com volume inferior a dois milímetros.

OPERAÇÃO ESTIAGEM
Durante este período de falta de chuvas, a Defesa Civil trabalha na Operação Estiagem, que foi iniciada no dia 1º de maio e segue até o dia 30 de setembro, reforçando as orientações de combate a incêndios florestais, que costumam ser mais comuns e recorrentes durante os meses sem chuvas.
“Nesta época em que vivemos um período de estiagem, é necessário que toda a população redobre a atenção e cuidados.
Devido à falta de chuvas, a probabilidade de incêndios florestais é maior, além de aumentar os problemas respiratórios.
Outro ponto importante que devemos observar é a economia do uso de água.
Se não economizar, vai faltar”, disse Júlio Capóssoli Neto, diretor de Defesa Civil.

RETIRADAS DE POSTES
Durante esta semana, os trabalhos da primeira fase de reformas na nova avenida Josefina Giovana Rossi, via que liga a Rodovia do Açúcar a diversos bairros da cidade, teve seu início.
Dentre os serviços desempenhados, aconteceram a aplicação de novo asfalto, construção de novas guias e sarjetas, além da calçada no trecho conforme o projeto, marcando a conclusão da primeira etapa.

FASE UM
Ainda na Fase 1, o local vai receber outras melhorias, como substituição dos postes de energia elétrica, trabalho de responsabilidade da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). Além disso, será feita a demarcação de uma ciclofaixa e também as sinalizações horizontais de trânsito, para auxiliar a segurança dos motoristas e pedestres que passarem pelo local.
De acordo com a Secretaria de Projetos, Convênios e Captação de Recursos (SEPROJ), a conclusão desta fase dos trabalhos na nova avenida Josefina Giovana Rossi deve acontecer em aproximadamente 30 dias.
Os trabalhos da fase 1 foram desempenhados com recursos próprios da Prefeitura de Capivari, beneficiando os moradores da região do bairro São João.

FOGO É CONTROLADO
O fogo ( não se sabe se criminoso ou não )foi controlado pela equipe, que foram com uma caminhonete equipada com um tanque de 500 litros, abafadores e demais equipamentos necessários para extinguir os focos de incêndios, que tomaram a vegetação. O infrator não foi localizado e ninguém ficou ferido.
A prática de colocar fogo em terrenos baldios, matas, pastos e outros locais, é considerado crime, de acordo com o Artigo 250, do Código Penal, e Artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais de nº 9.605/98.
A Defesa Civil ressalta que estamos em período de estiagem, com a ausência ou quase nada de chuva, provocando um desequilíbrio hidrológico e aumentando o risco de problemas respiratórios.
Portanto, recomenda-se que as pessoas mantenham-se sempre hidratados, evitar ar condicionado, exercícios físicos entre o horário das 11h às 17h, economizar água e utilizar a energia elétrica de forma consciente.

FORTE CALOR
O forte calor que atinge várias partes do país fez com que o mês de julho tenha o clima mais quente em 38 anos no estado de São Paulo.
Desde 1984 as temperaturas não ficavam tão altas: segundo o Instituto de Meteorologia, as médias chegaram a 26°C em 2022, três graus acima do histórico do mês.

UMIDADE DO AR
Assim, a umidade do ar estará em níveis críticos nesta terça-feira (26).
Ela fica entre 21 e 30% na região que vai do Tocantins, passando pelo Centro-Oeste, e indo até o interior de SP, com pontos onde ela fica abaixo dos 20%.
As temperaturas chegam a 27°C em São Paulo, 30°C no Rio de Janeiro e no interior do Rio Grande do Sul, e Cuiabá será a capital mais quente do país, com 37°C de máxima.

INCÊNDIOS EM CAPIVARI ESTÁ PREOCUPANTE
Capivari registrou 22 ocorrências de fogo em mata desde 1º de maio, segundo a prefeitura.
A cidade não tem chuvas significativas há 54 dias e o tempo seco favorece queimadas em áreas verdes.
Segundo a administração, chuvas significativas são as que chegam a 20 ou 30 milímetros.
A última precipitação com volume considerável “razoável” pela prefeitura foi em 1º de junho, com 24,6 milímetros. Após isso, todas as chuvas que caíram na cidade não ultrapassaram os dois milímetros.

DEFESA CIVIL
Durante a estiagem, a Defesa Civil faz uma operação, a partir de 1º de maio e até 30 de setembro, de orientação de combate a incêndios florestais. Segundo a prefeitura, essas queimadas são mais comuns durante o período mais seco do ano

EMEI É INAUGURADA
Na manhã desta quarta-feira, dia 27, a mais nova Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI), que foi nomeada de “Professora Valéria Datti Quagliato Pacheco”, foi inaugurada pelo Prefeito Vitão Riccomini e o Vice-Prefeito Bruno Barnabé.
Além dos gestores da Prefeitura, estiveram presentes no evento, o Secretário da Educação, José Lucas de Moraes, vereadores de Capivari, os familiares da mais nova patronesse, a Valéria, servidores da Educação e de outras Secretarias, que trabalharam em conjunto para que a inauguração acontecesse.
A EMEI, foi entregue e, agora, atenderá cerca de 150 alunos, com idades entre quatro meses a três anos e onze meses, oferecendo o Berçário I e II e Maternal I e II, contando com uma área construída de 775,85m².

MAIS UMA OBRA PARA A POPULAÇÃO
O Prefeito de Capivari, Vitão Riccomini, aproveitou para expressar a sua alegria em entregar mais uma obra para a população.
“Essa é uma construção acessível, totalmente moderna, com instalações de última geração.
Quem conheceu nossa querida Valéria, sabe do seu contagiante sorriso e dos relevantes serviços que prestava. Foi emocionante ver os familiares presentes e recebendo essa linda homenagem.
Sempre soube que seriam grandes os desafios de assumir a Prefeitura, por isso Bruno e eu, nosso secretário da Educação, José Lucas e sua equipe, dedicamos a maior parte do nosso tempo e de nossas vidas, para entregar resultados como esse, que é esperado há anos”, disse.

MURALHA E MONITORAMENTO
A Guarda Civil de Capivari é a nova integrante da CRIM-Central Regional de Inteligência e Monitoramento.
Fazem parte da CRIM, 34 cidades da região que possuem o sistema de muralha e monitoramento para combate ao crime.
As informações de inteligência são trocadas em tempo real entre os municípios.
Nosso sistema de monitoramento já está em operação.
Nas próximas semanas serão instalados em todas as viaturas, terminais eletrônicos de pesquisas, para recebimento de despachos e elaboração de boletins de ocorrência da Guarda Civil.
É a tecnologia de ponta à serviço da população!