OUÇA AO VIVO
TELEFONES

Bastidores…

Reunião com a secretária de Saúde
Os vereadores Gamaliel, autor do convite, e os vereadores Eliseu Serrano, Flávio Carvalho, Jurandir Pinheiro dos Santos, Nelson Soares e o presidente Bruno Barnabé, participaram de uma reunião com a Secretária de Saúde, Alessandra Fumiko, e o diretor de gestão Valter Albuquerque.
A reunião foi para tirar algumas dúvidas dos vereadores e saber sobre à jornada de trabalho dos motoristas.
Como os motoristas da Saúde e da Educação estavam na Câmara, os vereadores Eliseu Serrano e Flávio Carvalho foram conversar com eles e marcar uma reunião com o prefeito referente às dúvidas quanto à jornada de trabalho dos motoristas.

Reunião com o prefeito
Na noite de quarta-feira (12), no plenário da Prefeitura, a pedido dos vereadores Flávio Carvalho e Eliseu Serrano, o prefeito se reuniu com representantes dos motoristas da Saúde e da Educação.
A reunião, que foi iniciada às 18 horas, terminou por volta das 20hs30.
Ficou acertada uma nova reunião para a próxima quarta-feira.
Ás 18 horas com a Educação e às 19 horas com a Saúde.
O prefeito adiantou alguns pontos. Os representantes dos motoristas vão fazer suas reivindicações e apresentar para o prefeito na próxima reunião.

Dia sem automóvel
No Dia Municipal Sem Automóvel, 22 de setembro, será promovido um evento na Praça Central, das 9h às 11h.
Além de incentivar a população a deixar o carro ou a moto em casa e se exercitar, serão promovidas diversas atrações e atividades visando uma melhor qualidade de vida.
A equipe do Vamos Correr e o Tiro de Guerra realizarão alongamento e caminhada pela praça.
Ainda haverá apresentação musical com o Coral Sementes do Futuro e dança com o grupo Swingueira.

Atenção: REFIS
O Refis 2018 já começou em Capivari. Não deixe para depois e evite filas. Podem aderir ao Programa de Recuperação Fiscal os contribuintes com débitos até o dia 31 de dezembro de 2017 que não foram pagos, sendo eles: IPTU, ISS, Auto de Infração, Contribuição de Melhoria, entre outros.
O setor de Dívida Ativa atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 e está localizado no saguão de entrada da Prefeitura (Rua XV de Novembro, 639, centro). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (19) 3492-9231 ou 3492-9261.

Casa da Criança
A Casa da Criança, uma instituição beneficente que cuida de aproximadamente 200 crianças, está promovendo a “ Noite Mineira”, dia 11 de outubro, na sede campestre do Capivari Clube. Prestigiem!

Moção de Aplausos
A Moção de Aplausos n.º 24/2018, de autoria do vereador Denilton Rocha dos Santos, foi aprovada por todos os vereadores.
Ela homenageou a senhora Anicide Toledo, primeira-dama do Batuque de Umbigada.
O documento reconhece o esforço para manter a tradição da dança, que exerce papel fundamental como protagonista na transmissão e preservação dos saberes e ensinamentos que organizam a vida social no âmbito dessa manifestação cultural popular em Capivari e região.

Homenagem
A psicóloga Vânia Maria Rosatto de Carvalho Marroco recebeu a Moção de Aplausos em homenagem ao Dia do Psicólogo, celebrado no dia 27 de agosto.
A Moção foi proposta pelo vereador Valdir Antônio Vitorino. A psicóloga teve influente e importante papel na implantação do setor de Saúde Mental no município, em 1992.

Tribuna Livre CAPS
Somente os vereadores Nelson Soares, Guacyro Justino Alfredo, Eliseu Serrano e Mateus Scarfalaram na Tribuna Livre.
O vereador Nelson Soares falou sobre reclamações das pessoas que estão sendo atendidas no CAPS, que alegam falta de transporte.
“Eu espero atenção do Poder Executivo a esta área tão importante”, disse.
Soares também solicitou ao prefeito e à secretária de Obras de Capivari, atenção ao bairro Jardim Elisa.

Redutores de velocidade
O vereador constantemente recebe cobrança dos moradores referente à manutenção de ruas e redutores de velocidade nas proximidades da rotatória.
“Antes que aconteçam tragédias espero a construção de lombadas conforme pedido dos moradores”, pediu. O parlamentar falou sobre a falta de exames de ultrassonografia pela saúde pública municipal. Pediu urgência na solução para que possa agilizar esses exames, porque há muitas gestantes sem poder realizar pré-natal. E ao finalizar sua fala, cobrou solução para as dúvidas quanto ao banco de horas dos motoristas e melhor explicação do Poder Executivo aos motoristas sobre a questão.

Horas extras
O vereador Eliseu Serrano falou sobre o Decreto Municipal enviado à Câmara referente às horas extras e suplementares a todos os servidores públicos municipais.
O vereador relatou a presença dos motoristas da Prefeitura Municipal no Palácio 10 de Julho, preocupados com a transformação das horas extras em banco de horas. Eliseu ressaltou a importância de manter as horas extraordinárias.
Ele disse que, em sua opinião, o servidor deve ser bem remunerado para desenvolver suas funções. Deixou registrado que votará contra Projeto de Lei proposto pelo Poder Executivo que visa à mudança de horas extras pagas, para banco de horas.

Regime de urgência
Em regime de urgência, os vereadores discutiram e aprovaram o Projeto de Lei n.º 14/2018, da Câmara Municipal de Capivari.
Ele permite a abertura de crédito adicional suplementar de verbas orçamentárias através de anulação parcial de dotações do próprio orçamento.
Na sequência, os vereadores aprovaram por unanimidade todos os requerimentos propostos.
Do vereador Jurandir Pinheiro dos Santos, o Requerimento n.º 84/2018, reivindica informações sobre carga horária prevista em lei para a secretária municipal de saúde.