Abençoado mês de setembro e suas datas comemorativas

Desde de 1971, setembro tornou-se o MÊS DA BÍBLIA e, já desde 1947, o último domingo do mesmo mês é comemorado como DIA DA BÍBLIA.
Talvez nem fazemos idéia, mas a Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a História da humanidade.
Só no século XX foram impressos mais de um bilhão e meio de exemplares, em mais de mil e seiscentos idiomas diferentes, tornando-se o maior “best-seller” de todos os tempos. Nunca a palavra de Deus foi tão meditada, lida e comentada como em nossos dias.
Falar sobre a importância da Bíblia para o cristão é dissertar sobre o óbvio. É fazer um discurso absurdo, pois é dever de todo cristão não somente estudar a Bíblia, mas, acima de tudo, amá-la.
A Bíblia é o manual de conduta do cristão, e deve nortear sua vida e seus sonhos. A Bíblia fala no tom de voz do próprio Deus”. Esse princípio divino precisa ser bem claro em nossa vivência cristã. Não somos uma comunidade vivendo sob suas próprias regras, mas uma comunidade de Deus vivendo sob as regras de Deus através da Bíblia.
Vivemos numa época de distância do alto conceito de Deus. Nenhuma idéia humana, por mais certa e bela que seja, é mais perfeita do que a Bíblia. “A autoridade da Bíblia não provém da capacidade de seus autores humanos, mas do caráter de seu Autor divino”. Na Bíblia é o próprio Deus que se revela a nós através de sua Palavra. Por isso devemos “acolher a palavra de Deus, não como palavra humana, mas como mensagem de Deus, o que ela é em verdade”.
Ela é “viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração” (Hebreus 4, 12). Além disso “toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (2Timóteo 3, 16).Vivemos num tempo de confusão. Tempo onde carecemos do resgate da Bíblia como “Lâmpada para os pés”.
A pessoa central da Bíblia é Cristo (“Eu sou o caminho” Jo. 14.6). Portanto, uma espiritualidade sem Bíblia será, automaticamente, uma espiritualidade sem Cristo. Recorremos às Escrituras apenas para encontrar Cristo”. (Martinho Lutero).
A Bíblia forma nosso caráter com base no caráter de Cristo (Gl. 5.22,23). Quando o homem, instruído pela Bíblia, admite seu estado (pecador), então, pela Bíblia, ele recebe o abraço do Cristo que veio para libertar. Sem Bíblia o cristianismo é apenas uma religiosidade vazia, mas, quando desenvolvemos nossa fé com base nas Escrituras, então somos livres. Se quisermos viver vidas dignas do nome de “cristãos”, então não podemos viver sem respirar o ar abençoado da Palavra de Deus.
No entanto, não basta conhecer a Bíblia, é preciso coloca-la em prática de maneira fiel e criativa (Tiago 1, 22). A Bíblia precisa tornar-se fonte da nossa força, luz de nossa caminhada e objetivo de nosso trabalho.
Falando em Bíblia, 30 de setembro, comemoramos o dia de São Jerônimo, foi um homem de grande cultura, era doutor nas Sagradas Escrituras, teólogo, escritor, filósofo, historiador. Foi ele quem traduziu a Bíblia pela primeira vez, do hebraico e grego para o latim, a língua falada pelo povo. São Jerônimo decidiu dedicar sua vida ao estudo da Palavra de Deus, para transmitir o cristianismo em sua máxima fidelidade, ao maior número de pessoas possível.
Por causa desse objetivo, e usando sua grande aptidão para aprender línguas, estudou hebraico e grego. Seu objetivo era compreender as escrituras nas suas línguas originais para transmitir um ensinamento seguro aos fiéis..
A fama da cultura e sabedoria de São Jerônimo se espalhou e chegou até Roma. Por isso, o Papa Damaso o chamou e lhe deu a grandiosa missão de traduzir a Bíblia para o Latim, a língua do povo. Por isso, sua tradução foi chamada de Vulgata, ou seja, popular.
O Papa queria uma tradução mais fiel possível do hebraico e do grego para o latim e que, ao mesmo tempo, o povo pudesse compreender.
Por causa disso é que temos hoje a Bíblia traduzida para o português e várias línguas Por isso, a tradução de São Jerônimo se tornou a base da tradução bíblica da igreja, aprovada no Concilio de Trento. São Jerônimo morreu com quase 80 anos no dia 30 de setembro do ano 420. Ele é o Padroeiro dos estudos bíblicos, dos estudiosos da Bíblia. O dia da Bíblia foi colocado no dia de sua morte. Ele escreveu: Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora as Escrituras, ignora o poder e a sabedoria de Deus; portanto, ignorar as Escrituras Sagradas é ignorar a Cristo.
Também em 29 de Setembro, comemoramos os santos arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael que representam a mais alta hierarquia dos anjos. Eles fazem parte do grupo dos “sete espíritos” citados no livro do Apocalipse. Estes, atendem diretamente ao trono de Deus. Como função, podemos dizer que eles são mensageiros dos decretos de Deus aqui neste mundo. Os nomes de cada um deles testemunham também a missão que têm.
O nome Miguel, vem da língua Hebraica. É um nome em forma de uma pergunta: “Quem como Deus?” É, na verdade, uma “pergunta afirmação”, pois “ninguém é como Deus”. Sendo este também o significado deste nome.
O nome Miguel significa ainda “semelhança de Deus”. São Miguel é considerado o guardião celeste, o príncipe e guerreiro, que defende o trono celestial.
Ele é também o defensor e protetor do Povo de Deus e Padroeiro da Igreja Católica. São Miguel Arcanjo é o chefe supremo do exército celestial, dos anjos que são fiéis a Deus. Ele é conhecido também como o Arcanjo da Justiça e Arcanjo do arrependimento.
São Miguel Arcanjo é o grande combatente e vencedor das forças do mal. Seu nome é citado três vezes nas Sagradas Escrituras: A primeira, no Antigo Testamento, está no capítulo 12 do livro de Daniel. A segunda, já no Novo Testamento, na carta de são Judas e a terceira, no capítulo 12 do livro do Apocalipse.
O nome Gabriel também vem do Hebraico e quer dizer “Deus é meu protetor” ou, ainda, “homem de Deus”. São Gabriel Arcanjo tem como missão principal ser o anunciador das revelações de Deus. São Miguel Arcanjo aparece no antigo testamento explicando ao profeta Daniel o significado das visões.
Ele também anunciou ao profeta Daniel fatos importantes como o caminho destinado à nação judaica, a vinda do Messias e a rejeição que ele sofreria por parte do seu povo e sua morte neste mundo. No novo testamento, ele aparece ao sacerdote Zacarias e anuncia que sua esposa Isabel, já em idade avançada, ficará grávida e dará à luz um filho que se chamará João (João Batista), o precursor de Jesus. Seis meses depois que Isabel engravidou, São Gabriel Arcanjo apareceu à Virgem Maria com a missão de anunciar que ela seria a Mãe do Salvador. Esta, sem dúvida, foi sua missão mais importante.
São Gabriel Arcanjo aparece depois a São José e explica a ele, em sonhos, que a gravidez de Maria é obra do Espírito Santo. Foi quem apareceu aos pastores de Belém para avisá-los sobre o nascimento de Jesus. Foi ele também que avisou os reis magos para que não retornassem ao rei Herodes.
Foi ele quem ordenou a José que fugisse para o Egito para salvar Jesus da perseguição de Herodes.
Foi ele que, depois da morte de Herodes, mandou que José voltasse com Jesus e Maria, para Nazaré. Foi ele quem consolou Jesus em sua agonia no horto das Oliveiras e, por fim, foi ele quem anunciou às mulheres que Jesus havia ressuscitado.
O nome Rafael é a junção de duas palavras hebraicas: “Rafa”, que significa cura, e “El”, que significa Deus. Rafael, portanto, significa “Cura de Deus” ou, também, “Curador divino”. Ele é considerado o chefe dos anjos da guarda.
Também é invocado como o anjo da Providência, aquele que está sempre velando por toda a humanidade.
Na missão de São Rafael Arcanjo, está incluída a cura das feridas da alma e do corpo. No Antigo Testamento São Rafael Arcanjo assumiu a forma humana e conviveu com seres humanos pelo espaço de alguns meses. A narração se encontra no Livro de Tobias. São Rafael Arcanjo é o portador da cura divina. Ele conduz a humanidade no caminho de Deus, intercedendo pela cura dos males físicos e espirituais que possam nos desviar do caminho. São Rafael Arcanjo se tornou o padroeiro dos sacerdotes e dos médicos. Além disso, ele é protetor dos viajantes, dos peregrinos, dos soldados e dos escoteiros. Portador da misericórdia, seu poder espiritual está sempre voltado para os hospitais e as instituições de caridade, onde a misericórdia se faz sempre necessária.
Em 27 de setembro, falando em misericórdia comemoramos também, o dia de São Vicente de Paulo que nasceu em uma terça-feira de Páscoa, em 24 de abril de 1581, foi ordenado sacerdote, aos dezenove anos, em 23 de setembro de 1600, Morreu quase octogenário, a 27 de setembro de 1660.
Sua piedade heroica conferiu-lhe o cargo de Capelão Geral e Real da França. No seu tempo a França era uma potência, porém convivia com as crianças abandonadas, prostitutas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.
Vendo o abandono espiritual dos camponeses, fundou a Congregação da Missão, que são os Padres Lazaristas, para evangelização do “pobre povo do interior” e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as “Filhas da Caridade” (irmãs vicentinas).
Em 16 de junho de 1737, foi canonizado pelo papa Clemente XII, e, em 12 de maio de 1885, foi declarado patrono de todas as obras de caridade da Igreja Católica, por Leão XIII.
Ao final desta abençoada leitura, é grande nossa alegria, pois em nossa caminhada de vida, temos a certeza de que Deus, seu filho Jesus e o Espírito Santo, com seus anjos, sempre estiveram e estão presentes na história humana, suscitando tantos santos do meio do povo, que nos deram e continuam nos dando,(é só observarmos a nossa volta), tantos exemplos de fé, por mais árdua que seja a caminhada de alguns, e, confiantes na palavra, nos coloquemos a trilhar caminhos que nos levam a vida eterna, que sejam expressão e vontade de Cristo (Cristãos), apesar de não sermos merecedores por nós mesmos, pois somos fracos e pecadores, mas temos conosco um Deus maravilhoso, rico em amor e misericórdia, que não quer a morte do pecador, mas que todos se convertam e tenham a graça de participar com Ele, da vida eterna.
Amém


Equipe do Crisma